Repórter
Publicado em 16 de outubro de 2025 às 07h55.
Última atualização em 16 de outubro de 2025 às 09h28.
Um protesto de motoristas de ônibus interdita parte da Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, no Itaim Bibi, região nobre da zona sul de São Paulo, na manhã desta quinta-feira, 16.
De acordo com a Polícia Militar, a manifestação ocorre desde às 05h20 por parte de funcionários da EMTU que reivindicam salários atrasados.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que duas das cinco faixas da avenida estão interditadas. Agentes de trânsito monitoram o local.
Em fevereiro deste ano, o Governo de São Paulo autorizou o processo de extinção da EMTU, que passaria para a administração da Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp).
@artespsp pode nos explicar isso? O RTO nos ajuda muito e vocês querem piorar o serviço ruim que as empresas de ônibus nos prestam? https://t.co/yNFNKPRBHy
— Ub (@pss175) October 16, 2025
Em nota, a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) e Artesp informam que a operação da Reserva Técnica Operacional passa por um processo de transição gradual, em cumprimento à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a descontinuidade do modelo por não ter origem em processo licitatório.
A Artesp esclarece que os repasses financeiros serão concluídos assim que o termo de sub-rogação contratual, documento necessário para garantir a conformidade jurídica dos pagamentos, for formalizado.
"A população continuará sendo atendida normalmente pelo sistema metropolitano regular, sem prejuízo às linhas antes complementadas pela RTO. Todas as medidas adotadas visam assegurar segurança jurídica, transparência e continuidade do transporte público durante a fase de transição", disse.
*Matéria em atualização