Brasil

Proteção Civil diz que energia elétrica está quase restabelecida em Portugal

Entidade afirmou que continua monitorando de perto o desenvolvimento da situação

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 29 de abril de 2025 às 16h22.

Última atualização em 29 de abril de 2025 às 16h47.

Tudo sobreEuropa
Saiba mais

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) de Portugal informou nesta terça-feira, 29, que o fornecimento de energia elétrica no país, afetado desde segunda por um apagão, está "praticamente restabelecido em sua totalidade".

A entidade especificou o estado atual do país em comunicado, no qual explicou como procedeu desde o início do apagão, que foi sentido em Portugal a partir das 11h33 (hora local) de ontem.

Também afirmou que "continua monitorando de perto o desenvolvimento da situação, mantendo-se em coordenação com todas as entidades relevantes".

Na nota, ele explicou que “desde os primeiros momentos” foram acionados os mecanismos previstos no Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro, e habilitado o Centro Nacional de Coordenação Operacional (CCON).

No âmbito das capacidades do CCON, reuniram os centros de coordenação regionais e sub-regionais e fortaleceram a articulação com operadoras de energia, empresas de telecomunicações, forças de segurança e serviços de transporte, entre outras instituições.

Além disso, forneceram combustível e geradores para hospitais, unidades de terapia intensiva e outras instituições essenciais afetadas pelos cortes de energia e auxiliaram grupos vulneráveis ​​com intervenções prioritárias.

Também confirmaram que enviaram, entre outras medidas, um SMS preventivo à população a partir das 17h15 (hora local), embora a Agência EFE tenha conseguido confirmar que, para alguns usuários, chegou depois das 22h (hora local).

A causa da queda de energia é desconhecida neste momento, embora as autoridades portuguesas tenham indicado que ela teve origem na Espanha.

Todos os usuários voltaram a ter energia, o abastecimento de água está funcionando praticamente em todo o país e os aeroportos estão operacionais após o apagão, de acordo com dados do governo português.

Acompanhe tudo sobre:PortugalEletricidadeEnergia elétricaEuropa

Mais de Brasil

PF conclui que homem-bomba de Brasília agiu sozinho e foi motivado por extremismo político

Executiva do PSDB aprova por unanimidade fusão com Podemos

Concessionárias investirão R$ 40 bi de rodovias a hidrovias até 2029, diz CEO da MoveInfra

Inscrições para vagas remanescentes do Fies acabam hoje