Brasil

Proposta sobre uso do FGTS para consignado estará no Congresso até março, diz secretário da Fazenda

Governo ainda discutirá se o projeto será enviado ao Congresso como medida provisória ou projeto de lei

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 21 de janeiro de 2025 às 14h37.

A proposta que viabiliza o uso do FGTS para consignado será encaminha ao Congresso Nacional ainda no primeiro trimestre de 2025, afirmou o secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Pinto durante uma entrevista à CNN nesta terça-feira, 21.

Segundo o secretário, o projeto já está pronto, mas ainda é necessário definir se será enviado como medida provisória (MP) ou projeto de lei. O assunto ainda será debatido entre os ministros.

Pontes ainda disse que o Centro de Processamento de Dados (CPD) e a Dataprev têm trabalho no projeto há “quase um ano”.

"Todo o sistema e a arquitetura jurídica para isso estão montados. Você precisa ter uma série de mudanças legais para fazer isso, e também a arquitetura de TI. O CPD e a Dataprev já estão trabalhando há quase um ano nesse projeto, e estão com a arquitetura pronta, inclusive testando já com os bancos. Eu acho que a gente está muito perto de começar a operar esse projeto", acrescentou o secretário em entrevista à emissora de TV.

O que é o consignado

A proposta do governo para o consignado é criar um sistema único para permitir que o trabalhador do setor privado possa solicitar o crédito consignado em qualquer banco. Hoje, é preciso que a empresa tenha um convênio com a instituição financeira. Assim, o crédito consignado do setor privado é escasso e a taxa de juros para o trabalhador depende muito dos convênios que as empresas têm.

Pela regra do saque-aniversário, quem opta pelo crédito consignado fica com o saldo do FGTS retido por dois anos, e se for demitido por justa causa, não pode sacar o saldo do FGTS, tendo direito apenas à multa de 40%.

Acompanhe tudo sobre:Crédito consignadoFGTSEconomiaBrasil

Mais de Brasil

Prefeitura de SP faz projeção de imagens em homenagem ao Papa Francisco

'Minhas mais sinceras desculpas ao presidente Lula', diz deputado ao recusar cargo de ministro

Lula, Bolsonaro, Tarcísio, Michelle e Ciro: Paraná Pesquisas simula cenários das eleições de 2026