Brasil

Promotores do caso Lula pedem processo de volta a SP

Segundo o Ministério Público, os promotores entraram com recurso contra a decisão da juíza que determinou o encaminhamento dos autos para o juiz Sérgio Moro


	Lula: promotores pedem que a juíza exerça poder de retratação e que os autos sejam remetidos para o Tribunal de Justiça de São Paulo
 (Ricardo Stuckert/ Instituto Lula/Fotos Públicas)

Lula: promotores pedem que a juíza exerça poder de retratação e que os autos sejam remetidos para o Tribunal de Justiça de São Paulo (Ricardo Stuckert/ Instituto Lula/Fotos Públicas)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de março de 2016 às 16h10.

São Paulo - Os promotores de Justiça Cássio Conserino, Fernando Henrique de Moraes Araújo e José Carlos Blat, que denunciaram o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva à Justiça de São Paulo por lavagem de dinheiro [por ocultação de patrimônio] e falsidade ideológica, entraram com recurso contra a decisão da juíza Maria Priscilla Veiga de Oliveira, que decidiu mandar o processo para o juiz federal Sérgio Moro, em Curitiba.

Segundo o Ministério Público, os promotores entraram com recurso contra a decisão da juíza da 4ª Vara Criminal de São Paulo, que declinou de sua competência no processo e determinou o encaminhamento dos autos para a 13ª Vara Federal de Curitiba.

Para eles, o processo é de competência estadual, porque investiga a falência da Bancoop — Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo.

No recurso, eles pedem que a juíza exerça poder de retratação e que os autos sejam remetidos para o Tribunal de Justiça de São Paulo.

Na semana passada, o Ministério Público de São Paulo ofereceu denúncia e pediu a prisão preventiva de Lula sob a acusação de que o ex-presidente é o proprietário oculto de um apartamento tríplex no Guarujá, litoral paulista.

Mas a juíza que analisou a denúncia determinou o encaminhamento do processo para Curitiba, justificando que os possíveis delitos relacionados ao imóvel estão sob apuração da Operação Lava Jato e devem ser investigados dentro do contexto do esquema nos inquéritos abertos na esfera federal.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasJustiçaLuiz Inácio Lula da SilvaMetrópoles globaisOperação Lava JatoPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresSão Paulo capitalSergio Moro

Mais de Brasil

Governo restinge acesso a 16 milhões de documentos sobre convênios de obras, repasses e emendas

General é advertido durante audiência de testemunhas da trama golpista

Brasil baterá recorde de turistas estrangeiros neste ano, prevê Embratur

Justiça determina que governo esclareça gastos com viagens de Janja em 20 dias