Brasil

Projeto suspende pagamento de financiamento de veículos de motoristas

Medida é direcionada para taxistas, caminhoneiros, motoristas de ônibus, de transporte escolar e de turismo autônomos, além de mototaxistas e motoboys e valeria durante a pandemia

Financiamento de veículos: o projeto tramita em conjunto com outras 15 propostas sobre o mesmo assunto (Alan Schein Photography/Getty Images)

Financiamento de veículos: o projeto tramita em conjunto com outras 15 propostas sobre o mesmo assunto (Alan Schein Photography/Getty Images)

AM

André Martins

Publicado em 23 de abril de 2021 às 20h37.

O Projeto de Lei 1189/20 suspende o pagamento de parcelas de empréstimos bancários para financiamento de carros e motos durante o período de isolamento social decorrente da emergência sanitária do novo coronavírus. A proposta beneficia taxistas, motoristas autônomos, caminhoneiros, motoristas de ônibus, de transporte escolar e de turismo autônomos, além de mototaxistas e motoboys.

  • Pensando em mudar de carreira? Invista na sua carreira com o maior portal de negócios. Assine a EXAME.

Os profissionais deverão desempenhar suas atividades legalmente, com registro ativo. O texto reconhece como beneficiários aqueles profissionais que sejam optantes pelo Simples Nacional.

Autor da proposta, o deputado Helder Salomão (PT-ES) destaca que a média nacional de trabalhadores informais é de 41,1%. Segundo ele, a situação destes trabalhadores será agravada com a retração acentuada do comércio. “A proposta tem por objetivo garantir a renda e a redução dos custos da atividade laboral dos motoristas autônomos”, afirma.

O projeto tramita em conjunto com outras 15 propostas sobre o mesmo assunto.

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.​

Acompanhe tudo sobre:CarrosVeículosCâmara dos DeputadosEmpréstimosfinanciamentos-pessoaisCoronavírus

Mais de Brasil

Hugo Motta diz que Câmara vota IR na quarta mesmo sem acordo sobre anistia

Governo prevê repasse para universidades e agências federais 53% menor em 2026 do que em 2014

Ibama aprova simulação da Petrobras na Margem Equatorial, último passo para licença de exploração

Lula diz que reunião com Trump ocorrerá 'o mais rápido possível e vai correr bem'