Brasil

Projeto proíbe embargos infringentes em ações no STF

O senador Álvaro Dias disse saber das dificuldades de encampar um projeto dessa proporção no Congresso


	Senador Álvaro Dias: ao justificar a proposta, Dias tomou o voto do ministro Celso de Mello, que confirmou chance de novo julgamento para 12 condenados no mensalão
 (José Cruz/Agência Brasil)

Senador Álvaro Dias: ao justificar a proposta, Dias tomou o voto do ministro Celso de Mello, que confirmou chance de novo julgamento para 12 condenados no mensalão (José Cruz/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2013 às 16h39.

Brasília - O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) apresentou nesta segunda-feira, 23, um projeto de lei para proibir os embargos infringentes em ações penais no Supremo Tribunal Federal (STF).

Ao justificar a proposta, Dias tomou o voto do ministro Celso de Mello que, na última quarta-feira, 18, desempatou a votação no STF e confirmou a chance de um novo julgamento para 12 condenados no caso do mensalão.

"A Suprema corte se dividiu e o desempate do ministro dá origem a essa dúvida de interpretação e estamos com esse projeto acabando com as dúvidas", explicou.

O senador disse saber das dificuldades de encampar um projeto dessa proporção no Congresso.

Neste domigo, 22, o jornal O Estado de S. Paulo mostrou que a chance de um novo julgamento pode adiar sentenças de mais de 306 ações penais. Entre elas, estão de diversos parlamentares. Álvaro Dias, contudo, diz que vai lutar para acelerar a tramitação da matéria.

"Se a lógica dos infringentes é possibilitar à defesa um novo julgamento por um órgão colegiado maior do que aquele que originalmente apreciou a matéria, qual o sentido de se permitir embargar a decisão para que seja reapreciada pelo mesmo órgão que prolatou o acórdão, como acontece quando se trata do STF? É hora de se promover a celeridade processual, sem prejuízo da ampla defesa que já é assegurada aos acusados, ao serem julgados pelos onze ministros que compõem o STF", concluiu Dias.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Eduardo Bolsonaro celebra decisão do governo Trump de proibir entrada de Moraes nos EUA

Operação da PF contra Bolsonaro traz preocupação sobre negociação entre Brasil e EUA, diz pesquisa

Tornozeleira eletrônica foi imposta por Moares por “atos de terceiros”, diz defesa de Bolsonaro

Após operação da PF contra Bolsonaro, Lula diz que será candidato a reeleição em 2026