Brasil

Projeto prevê “licença menstrual” para trabalhadoras

Em contrapartida, o empregador poderia exigir a compensação das horas não trabalhadas, segundo texto que tramita na Câmara

Cólicas: projeto de lei quer instituir licença menstrual para mulheres (Reprodução/Thinkstock)

Cólicas: projeto de lei quer instituir licença menstrual para mulheres (Reprodução/Thinkstock)

Bárbara Ferreira Santos

Bárbara Ferreira Santos

Publicado em 9 de fevereiro de 2017 às 18h53.

São Paulo – Um projeto de lei do deputado federal Carlos Bezerra (PMDB/MT) quer criar uma “licença menstrual” para as trabalhadoras brasileiras. A proposta do parlamentar é que as mulheres possam se afastar por até três dias por mês do trabalho durante o período menstrual.

Em contrapartida, o empregador poderia exigir a compensação das horas não trabalhadas. “Assim, podemos afirmar com convicção, não haverá nenhum prejuízo para a empresa. Ao contrário, pois a empregada estará afastada no período de menor produtividade, fazendo a compensação quando sua produtividade tiver voltado ao normal”, afirmou o deputado no texto enviado à Câmara.

No documento, ele afirmou que a ideia nasceu a partir da leitura de uma matéria do jornal Folha de S.Paulo sobre uma empresa britânica que adotou a licença remunerada no período menstrual das trabalhadoras, que, em troca, compensaram as horas não trabalhadas ou trabalharam de casa nos dias de afastamento.

O depurado citou ainda que países asiáticos, como Japão e China, já implementaram a prática com sucesso.

“O afastamento do trabalho durante a menstruação tem respaldo científico e é defendido por médicos, levando-se em conta as alterações sofridas pelo corpo feminino durante esse período”, argumentou o deputado.

O projeto ainda tramita na Câmara e, antes de ir a plenário, deve passar pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; Trabalho, de Administração e Serviço Público; Constituição e Justiça e de Cidadania.

Veja a íntegra da proposta:

 

Deputado propõe licença menstrual by EXAME.com on Scribd

Acompanhe tudo sobre:Direitos trabalhistasLeis trabalhistasMulheresMulheres executivas

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU