Brasil

Projeto prevê aumento de fiscalização sobre agências

Com a aprovação do texto, o desempenho de instituições será avaliado em audiências


	O Tribunal de Contas da União seria responsável por definir a frequência das auditorias nas agências
 (Divulgação/TCU)

O Tribunal de Contas da União seria responsável por definir a frequência das auditorias nas agências (Divulgação/TCU)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de novembro de 2012 às 18h38.

Brasília - Na esteira da Operação Porto Seguro, ação da Polícia Federal (PF) deflagrada na sexta-feira que desbaratou um esquema de venda de pareceres em órgãos públicos, a Comissão de Fiscalização e Controle do Senado aprovou nesta terça-feira (27) um projeto que determina a realização de audiências periódicas nas agências reguladoras. A proposta tem por objetivo avaliar o desempenho da entidade e de seus diretores a fim de evitar futuras irregularidades.

O texto, aprovado em caráter terminativo na comissão, segue para votação na Câmara dos Deputados caso não haja recurso de senadores para levá-lo à apreciação em plenário. Dois diretores desses órgãos, o da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Rodrigues Vieira, e o irmão dele na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Rubens Vieira, foram presos na operação por suspeitas de participarem do esquema.

A proposta prevê que o resultado das auditorias do TCU deve ser encaminhado à Câmara e ao Senado até o dia de 31 de maio de cada ano. Mas caberia ao tribunal fixar a periodicidade para a realização das auditorias e fiscalização nas agências.

Outro aspecto que merece menção é que o TCU, como qualquer outra organização, possui recursos escassos, cabendo à sua direção otimizá-los tanto quanto possível. Assim, julgamos preferível que a própria Corte de Contas estipule a periodicidade do controle a que estarão sujeitas as agências reguladoras, a exemplo do que ocorre com qualquer entidade jurisdicionada, sem prejuízo, evidentemente, da prerrogativa de qualquer colegiado do Congresso Nacional", justificou o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), relator da matéria, no parecer aprovado pela comissão.

Para Randolfe, a operação policial demonstra a necessidade de se reforçar a fiscalização das agências reguladoras. "Creio eu que essa matéria tem relação direta com o ocorrido e que foi apurado pela operação da PF", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:EscândalosFraudesOperação Porto SeguroPolícia Federal

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas