Brasil

Professores e outros servidores voltam a protestar em São Paulo

O clima era de tranquilidade, embora o protesto de quarta-feira, 14, tenha sido marcado por violência

SP: os manifestantes dizem que querem entrar, mas de forma pacífica (Google Street View/Reprodução)

SP: os manifestantes dizem que querem entrar, mas de forma pacífica (Google Street View/Reprodução)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 15 de março de 2018 às 17h47.

Professores e outros servidores municipais estão reunidos em frente à Câmara Municipal de São Paulo para protestar contra a reforma da previdência municipal. A manifestação desta quinta-feira, 15, toma conta de toda a extensão do viaduto Jacareí, que teve o trânsito interrompido pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) às 13h10, quando a PM chegou ao local. O clima é de tranquilidade, embora o protesto de quarta-feira, 14, tenha sido marcado por violência.

Dois carros de som estão diante da Câmara, que permanece com os portões fechados. Os manifestantes gritam as palavras de ordem "A casa é do povo", referindo-se à Câmara. Os manifestantes dizem que querem entrar, mas de forma pacífica, e afirmam que não deixarão o local nem mesmo sob "balas de borracha e bombas".

Nesta quinta, profissionais de outras áreas encorparam a manifestação. Além de professores em greve, o ato tem a participação de agentes da vigilância sanitária, farmacêuticos, médicos e enfermeiros que atuam na Prefeitura.

A reforma da previdência prevê elevar a alíquota de contribuição de 11% para 14% e criar um sistema complementar. Segundo a gestão Doria, isso é preciso para estancar o déficit do sistema, de R$ 4,7 bilhões em 2017.

O novo regime define a alíquota de 14% somada a uma contribuição opcional, em que o servidor escolhe um porcentual, e a Prefeitura também contribui, até um limite. Esses valores ficarão em um fundo individual, com juros correntes.

Acompanhe tudo sobre:EducaçãoJoão Doria JúniorProtestossao-pauloServidores públicos

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP