Brasil

Professores da rede básica terão 15% de desconto em hotéis no mês de março

Iniciativa faz parte de um eixo de valorização dos docentes do programa Mais Professores para o Brasil e prevê estimular a mobilidade para membros do magistério

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 4 de fevereiro de 2025 às 07h14.

Última atualização em 4 de fevereiro de 2025 às 07h15.

Os ministérios da Educação e do Turismo anunciaram nesta semana que professores da educação básica terão direito a um desconto de 15% em reservas em hotéis da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). A iniciativa em conjunto foi formalizada em uma cerimônia na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Segundo as pastas, os descontos estarão disponíveis entre 1º de março de 2025 e 31 de março de 2026. A iniciativa, que faz parte de um eixo de valorização dos docentes do programa Mais Professores para o Brasil, prevê estimular a mobilidade.

"Cada vez mais, os jovens estão perdendo a vontade de ser professores e esse é um problema que afeta diretamente a qualidade da educação básica no país O nosso objetivo com o Mais Professores é justamente atrair bons alunos para a profissão docente, porque precisamos criar uma cultura no Brasil de reconhecer o papel tão fundamental realizado por esses profissionais", disse o ministro da Educação, Camilo Santana.

O desconto será válido para reservas em qualquer período do ano, desde que feitas diretamente com um dos cerca de 41 mil hotéis associados. Entretanto, em períodos de alta temporada, os descontos serão realizados em cima dos valores cobrados naquela ocasião.

"Fazer o professor viajar pelo Brasil não é apenas um reconhecimento, um prestígio, um prêmio a ele pela profissão que exerce, mas fazer as professoras e os professores viajarem pelo Brasil é também um estímulo a essa potente máquina de influência que os professores exercem sobre os seus alunos", afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Reajuste salarial

Na sexta-feira, o Ministério da Educação (MEC) confirmou o reajuste 6,27% no piso salarial dos professores. Com a medida, o valor mínimo de remuneração definido pela pasta, para o ano de 2025, passa a ser de R$ 4.867,77 na rede pública. A quantia é referente aos docentes que trabalham com jornada de 40 horas semanais.

O MEC explicou que os salários dos professores são pagos pelas redes estaduais e municipais de ensino, a partir de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), com complementações da União. Desse modo, cada estado e município precisa oficializar o valor por meio de norma própria.

O reajuste anual do piso para os profissionais do magistério público da educação básica foi definido pela Lei nº 11.738/2008.

Acompanhe tudo sobre:MEC – Ministério da EducaçãoCamilo SantanaMinistério do TurismoProfessoresHotéis

Mais de Brasil

Motta define pauta leve para a primeira semana e anuncia regras para evitar votação a toque de caixa

Como tendências globais na gestão pública podem servir de exemplo para o Brasil

Fies 2025: inscrições começam hoje; saiba como participar