Brasil

Produção industrial tem 2a queda seguida de 0,2%

Em relação a setembro de 2009, houve expansão de 6,3 por cento, a 11a alta seguida, segundo o IBGE

Linha de produção de automóveis: destaque em relação ao ano passado (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Linha de produção de automóveis: destaque em relação ao ano passado (Marco de Bari/Quatro Rodas)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de novembro de 2010 às 09h32.

Rio de Janeiro - A produção da indústria brasileira declinou pelo segundo mês consecutivo em setembro, com queda em importantes segmentos como bens de capital e de consumo.

A queda foi de 0,2 por cento em setembro ante agosto, cujo dado foi revisto de queda preliminar de 0,1 para também 0,2 por cento. Em relação a setembro de 2009, houve expansão de 6,3 por cento, a 11a alta seguida, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira.

Analistas consultados pela Reuters projetavam queda mês a mês de 0,1 por cento e avanço anual de 6,7 por cento.

A atividade terceiro trimestre cresceu 7,9 por cento ante igual período do ano passado, mas caiu 0,5 por cento sobre o segundo trimestre.

Em setembro sobre agosto, 15 setores tiveram queda da produção e 12 apresentaram alta. Os destaques negativos foram Outros produtos químicos (-4 por cento), Material eletrônico e equipamentos de comunicações (-11 por cento) e Alimentos (-1,7 por cento).

Por categorias de uso, apenas a produção de bens de consumo semi e não duráveis teve alta, de 1,3 por cento. Em bens de capital houve queda de 2,6 por cento, em bens de consumo duráveis recuo de 1,3 por cento, e em bens intermediários baixa de 0,5 por cento.

Em relação a setembro de 2009, 22 dos 27 setores tiveram crescimento, com destaque para Veículos automotores (19,8 por cento) e Máquinas e equipamentos (13,1 por cento).

Entre as categorias de uso, o segmento de bens de capital teve a maior alta, de 15,9 por cento, seguido por bens intermediários (5,9 por cento) e bens de consumo semi e não duráveis (5,8 por cento). Já o setor de bens de consumo duráveis teve leve baixa, de 0,2 por cento.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilEstatísticasIBGEIndústriaIndústrias em geral

Mais de Brasil

Bolsonaro recebe 'ultimato médico' para cumprir quarentena e tem nova cirurgia descartada

Secretário do Ministério da Previdência prevê calendário de pagamentos de vítimas de fraudes no INSS

Trem obsoleto pega fogo em cemitério de trens em área da estação Japeri, na Baixada Fluminense

Lula perde para Bolsonaro, Michelle, Tarcísio e outros três nomes no 2º turno em 2026, diz Gerp