Brasil

Produção e emprego recuam e acendem alerta para o setor industrial

Dados da CNI mostram retração no faturamento, horas trabalhadas e emprego nos últimos meses

Estela Marconi
Estela Marconi

Freelancer

Publicado em 8 de agosto de 2025 às 10h01.

O faturamento da indústria brasileira avançou 6,5% no primeiro semestre de 2025 em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira, 8, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Apesar do resultado positivo, o setor entrou em rota de desaceleração nos últimos meses.

Em junho, o faturamento caiu 1,9%, acumulando retração de 2,6% no segundo trimestre. O recuo foi acompanhado por perda de ritmo na produção e no mercado de trabalho, sinalizando um segundo semestre mais desafiador.

Produção e emprego mostram sinais de enfraquecimento

O número de horas trabalhadas na produção cresceu 2,7% na primeira metade do ano, mas encerrou junho com queda de 0,7%. No trimestre, a redução chegou a 1%.

Já no emprego, a primeira baixa veio em abril, após um ciclo de 18 meses de crescimento. Em maio e junho, o nível de postos de trabalho se manteve estável, mas o segundo trimestre fechou com leve recuo de 0,1%. No acumulado semestral, ainda houve alta de 2,4% frente a 2024.

Para Larissa Nocko, especialista em Políticas e Indústria da CNI, a combinação de incertezas externas e entraves domésticos — como juros elevados, carga tributária, demanda interna limitada e falta de mão de obra qualificada — deve manter a pressão sobre o setor.

Capacidade e renda mantém estabilidade

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) permaneceu praticamente estável entre maio e junho, em 78,8%. No trimestre, houve queda de 0,1 ponto percentual frente ao início do ano e recuo de 0,8 ponto na comparação com o mesmo período de 2024.

A massa salarial subiu 1,3% em junho e acumulou alta de 1,2% no segundo trimestre, enquanto o rendimento médio real avançou 1,2% no mês e 1,7% no trimestre.

Acompanhe tudo sobre:CNI – Confederação Nacional da IndústriaIndústriaBalanços

Mais de Brasil

Revalida divulga resultado de recursos para atendimento especializado

Com segurança reforçada, Alexandre de Moraes recebe homenagem no Tribunal de Contas de SP

Nova onda de frio terá ciclone e 'chuva congelada' no Brasil; veja quando começa

São Paulo terá chuva, rajadas de vento e temperatura de 6 ºC; Defesa Civil emite alerta