Brasil

Procuradoria eleitoral denuncia Lindbergh pela 7ª vez

O senador foi acionado por propaganda antecipada


	O senador Lindbergh Farias (PT-RJ): Lindbergh teria usado entrevista em veículo de comunicação para divulgar a candidatura
 (Antônio Cruz/ABr)

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ): Lindbergh teria usado entrevista em veículo de comunicação para divulgar a candidatura (Antônio Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de janeiro de 2014 às 13h25.

Rio - A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) no Rio de Janeiro moveu a sétima ação contra o senador Lindbergh Farias, pré-candidato do PT ao governo do Rio, por propaganda antecipada.

O procurador eleitoral Maurício da Rocha Ribeiro argumenta que Lindbergh usou entrevista publicada na edição de novembro da revista Entre Lagos para divulgar a candidatura.

"Mais uma vez, um pré-candidato faz ostensiva divulgação fora de época de promessas eleitorais. Nesse caso, a infração foi praticada através de veículo de circulação livre", diz o procurador.

Maurício da Rocha Ribeiro pede que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) determine a retirada imediata de circulação da Entre Lagos de novembro e suspensão do link na internet daquela edição da revista.

Se a liminar for concedida, o procurador pede multa de R$ 5 mil para cada dia de descumprimento da decisão judicial. Solicita ainda que o senador e a editora Rio Grande Comunicação, que publica a revista, sejam multadas em até R$ 25 mil por infração à lei eleitoral.

Na entrevista, Lindbergh responde a perguntas enviadas por jornalistas de diferentes veículos de comunicação.

O procurador cita que a capa da revista apresenta Lindbergh como "a nova cara do PT" e destaca a declaração do senador "faremos pelo Rio o que Lula fez pelo Brasil".

A assessoria de imprensa de Lindbergh disse que encaminhará a defesa do senador à Justiça Eleitoral e contestará a denúncia. Informa que Lindbergh foi procurado pela Entre Lagos para a entrevista e que não houve conotação eleitoral.

A defesa lembrará ainda que a publicação é de Brasília e Lindbergh é pré-candidato no Rio de Janeiro. Usará também o argumento da liberdade de imprensa para defender a publicação da entrevista.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilRio de Janeirocidades-brasileirasMetrópoles globaisLegislaçãoPublicidadeEleiçõesEleições 2014

Mais de Brasil

Quais são as facções criminosas do Rio de Janeiro?

Câmara aprova fim da cobrança por bagagem despachada de até 23 kg

Número de mortos sobe para 132 em megaoperação do Rio, diz Defensoria

'As únicas vítimas foram os policiais', diz Castro sobre megaoperação