Brasil

Procurador já analisa denúncia contra Lula

O MP começou a analisar esta semana o depoimento do empresário Marcos Valério, no qual ele acusa o ex-presidente ter recebido recursos do esquema do mensalão


	Lula: o material encaminhado por Gurgel para a primeira instância - já que o ex-presidente não possui mais foro privilegiado -, foi distribuído para o MPF em BH
 (REUTERS/Ricardo Rojas)

Lula: o material encaminhado por Gurgel para a primeira instância - já que o ex-presidente não possui mais foro privilegiado -, foi distribuído para o MPF em BH (REUTERS/Ricardo Rojas)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de fevereiro de 2013 às 07h18.

Belo Horizonte - O Ministério Público Federal em Minas Gerais começou a analisar esta semana o depoimento do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, no qual ele acusa o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de ter recebido recursos do esquema do mensalão, julgado no ano passado pelo Supremo Tribunal Federal.

O material encaminhado pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, para a primeira instância - já que o ex-presidente Lula não possui mais foro privilegiado -, foi distribuído para o Núcleo do Patrimônio Público do MPF em Belo Horizonte, composto por quatro procuradores.

Por sorteio, a análise ficará a cargo do procurador Leonardo Augusto Melo. Ele vai avaliar as declarações de Valério - condenado a mais de 40 anos de prisão pelo Supremo -, que disse em depoimento na Procuradoria-Geral da República, em setembro último, que Lula sabia do esquema e que cerca de R$ 100 mil foram usados para pagar despesas pessoais do então presidente.

O procurador mineiro vai decidir se anexa o depoimento de Marcos Valério a algum dos procedimentos que já tramitaram no órgão ou se abre uma nova investigação - ou , ainda, se arquiva o caso. Conforme a assessoria do Ministério Público Federal, não há prazo para a decisão.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilLuiz Inácio Lula da SilvaMinistério PúblicoMensalão

Mais de Brasil

Não há ‘temas proibidos’ em conversa entre Lula e Trump, diz Alckmin

Presidente da Caixa deve defender bet do banco em reunião com Lula

Polícia Federal pode suspender emissão de passaportes por falta de verba

Deputados protocolam PEC da Reforma Administrativa