Estudantes fazem prova: Dilma destacou que o governo federal investiu R$ 14 bilhões no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, que já tem 6,1 milhões de matrículas (Marcos Santos/USP Imagens)
Da Redação
Publicado em 24 de março de 2014 às 08h32.
Brasília - A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (24) que mais de 1 milhão de inscrições de jovens que terminaram o ensino médio foram feitas no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Eles disputam uma das 291 mil vagas em 122 cursos técnicos.
“Isso significa que a procura por cursos técnicos foi, nesta edição do Sisutec, quase 40% maior que no ano passado. Os jovens percebem que quanto mais bem formados, maiores são suas chances de conseguir um bom emprego.”
Dilma também destacou que o governo federal investiu R$ 14 bilhões no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que já tem 6,1 milhões de matrículas. Do total, 1,7 milhão de matrículas são em cursos técnicos de nível médio. O restante se refere a cursos de qualificação profissional, com duração menor, de até quatro meses. “Nossa meta é, nesses três anos e meio de existência do programa, chegarmos a 8 milhões de brasileiros matriculados no Pronatec.”
A presidenta ressaltou que 1 milhão dessas matrículas foram feitas pelos beneficiários do Programa Brasil sem Miséria, que recebem o Bolsa Família. “O Pronatec/Brasil sem Miséria é uma verdadeira porta dessas pessoas ao mundo do trabalho. Estamos, de fato, investindo muito na educação profissional.”
Dilma informou, no programa semanal Café com a Presidenta, que há cursos do Pronatec sendo oferecidos em mais de 4 mil cidades em todos os estados. De acordo com ela, a maioria do público desses cursos é formada por mulheres: elas respondem por seis em cada dez matrículas.
Segundo a presidenta, todos os cursos do Pronatec são gratuitos e oferecidos pelos institutos federais de educação tecnológica e profissional, pelas escolas do Sistema S (Senai, Senac, Senat e Senar) e pelas escolas técnicas estaduais. São 220 cursos técnicos e 646 de qualificação profissional.