Brasil

Prisão de Bolsonaro: oposição na Câmara exige anistia e cobra Alcolumbre por impeachment de Moraes

Fim do foro privilegiado também está na lista de prioridades anunciada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 5 de agosto de 2025 às 14h54.

Tudo sobreJair Bolsonaro
Saiba mais

Após a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, na noite desta segunda-feira, 4, integrantes da oposição afirmaram que vão tentar pautar o projeto que anistia os envolvidos nos atos de 8 de janeiro na ausência do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e cobraram o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), a dar andamento aos pedidos de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O líder do PL na Câmara, Altineu Côrtes (RJ), vice-presidente da Casa, disse que pautará a anistia no primeiro momento em que assumir o comando em alguma ausência de Motta.

— Sempre busquei o presidente Hugo Motta, que tem a pauta da Câmara na mão. Diante dos fatos, quero dizer que no primeiro momento em que eu exercer a presidência da Câmara, vou pautar a anistia — disse Côrtes.

Líder da oposição no Congresso, o senador Rogério Marinho (PL-RN) cobrou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) a dar andamento aos pedidos de impeachment de Moraes.

— Eu, como líder de oposição, não consigo interlocução com Davi Alcolumbre. Isso é um desrespeito. Ele pode ser aliado do governo, mas não pode virar as costas a uma demanda imposta pelo Parlamento. É necessário que ele tenha estatura e permita a abertura do processo de impedimento por crime de responsabilidade em desfavor do ministro Alexandre — disse Marinho.

A oposição afirmou ainda que vai obstruir os trabalhos no Congresso. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) acrescentou que, além da anistia e da pressão contra Moraes, o fim do foro privilegiado também será tratado como prioridade. O presidente nacional do Progressistas, o senador Ciro Nogueira (PP-PI), afirmou que o próprio partido e o União Brasil, com o qual deve se federar, vão aderir à obstrução.

— Para que o Brasil volte a olhar para frente: anistia ampla geral e irrestrita, o impeachment do ministro Alexandre de Moraes. O terceiro ponto é que possamos aprovar imediatamente a PEC que acaba com o foro privilegiado de parlamentares, não pode continuar sendo um objeto de pressão — disse Flávio.

O senador acrescentou ainda que o irmão Carlos Bolsonaro, vereador no Rio, já teve alta após ser internado na noite de segunda após a determinação de prisão domiciliar contra o pai.

Reunião antes da entrevista

Antes da coletiva, os deputados participaram de um encontro no apartamento funcional do líder da oposição, deputado Zucco (PL-RS).

Estiveram presentes nomes como Filipe Barros, Caroline de Toni, Delegado Caveira, Sanderson, Zé Trovão, Marcel Van Hattem, Evair de Melo, Carlos Jordy, Gustavo Gayer, Marco Feliciano, Osmar Terra, Paulo Bilynskyj e o próprio Zucco. A avaliação no encontro que durou por volta de uma hora foi a de que a prisão exige uma resposta política imediata.

A estratégia central discutida na reunião foi reforçar a narrativa de que Bolsonaro estaria sendo alvo de perseguição política por parte do Judiciário, em especial do Supremo Tribunal Federal (STF), e retomar com mais força as bandeiras da pauta anti-STF.

A prisão de Bolsonaro foi decretada pelo ministro Alexandre de Moraes após indícios de descumprimento de medidas cautelares impostas no inquérito das milícias digitais. O ex-presidente usava tornozeleira eletrônica desde o último dia 18, por suspeita de colaborar com seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), investigado por articular sanções contra autoridades brasileiras nos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:Jair BolsonaroAlexandre de MoraesSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Camex diz que recebeu pedido do Itamaraty para iniciar processo de aplicação de medidas contra EUA

Operação contra PCC mostra que Brasil é como Colômbia e México: bilhões do tráfico estão entre nós

Universidade dos esportes: Lula revela plano para ampliar formação e fortalecer políticas públicas

Temporais no Sudeste e calor extremo no Centro-Oeste marcam fim de agosto; veja a previsão do tempo