Brasil

Primeira nota de corte do Sisu 2016 é divulgada

Os valores serão atualizados até quinta, dia 14, e representam a menor nota para o candidato ficar entre selecionados para as 228 mil vagas em 131 instituições


	Notas do Sisu: os valores serão atualizados até quinta, dia 14, e representam a menor nota para o candidato ficar entre selecionados para as 228 mil vagas em 131 instituições
 (Getty Images/EXAME.com)

Notas do Sisu: os valores serão atualizados até quinta, dia 14, e representam a menor nota para o candidato ficar entre selecionados para as 228 mil vagas em 131 instituições (Getty Images/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de janeiro de 2016 às 12h01.

- As notas de corte para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram divulgadas nesta terça-feira, 12, e já podem ser consultadas pelos estudantes no portal de inscrições.

Os valores divulgados serão atualizados até a quinta-feira, 14, e representam a menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados para as 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), na quarta-feira, 13, e na quinta-feira, 14, às 9 horas, as notas de corte serão atualizadas. As inscrições podem ser feitas até as 23h59 de quinta-feira.

O sistema permite que o candidato monitore as notas e mude as inscrições quantas vezes quiser até o prazo final. Como as notas de corte mudam a cada dia, o candidato que tiver nota inferior pode escolher outro curso e/ou instituição com nota mínima mais baixa para aumentar sua chance de aprovação.

Nesta terça-feira, por exemplo, em Medicina a instituição com a maior nota de corte era a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), com nota mínima de 888,35, seguida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com 881,40.

Ao se inscrever no Sisu, o participante pode escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência. É possível mudar essas opções durante todo o período de inscrição. O candidato também precisa definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência, às reservadas à lei federal de cotas ou às vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições de ensino superior.

Para participar do processo seletivo, o candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2015. As notas foram divulgadas na última sexta, 8.

Aplicativo

Neste ano, o MEC lançou um aplicativo, voltado apenas para consulta de informações do programa, já que a inscrição é realizada exclusivamente no endereço eletrônico sisu.mec.gov.br.

O aplicativo, gratuito, oferece consultas a vagas disponíveis e uma calculadora eletrônica, que permite simular a classificação parcial. Ele também oferece uma agenda para datas de inscrição até a convocação da lista de espera.

Os estudantes não selecionados podem aderir à lista de espera que estará disponível na página do Sisu na internet de 18 de janeiro até 23h59 do dia 29. O interessado só pode se inscrever na lista de espera para o curso que marcou como primeira opção na inscrição.

Acompanhe tudo sobre:Educação no BrasilEnemMEC – Ministério da EducaçãoSisu

Mais de Brasil

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'

Exclusivo: Reforma ministerial começará por pasta do PCdoB e PSD deve ficar com Ciência e Tecnologia