Brasil

Onda de frio: temperatura terá queda brusca no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte a partir de sexta

Temperaturas devem permanecer baixas até o feriado de Corpus Christi, em 30 de maio

Previsão do tempo: IBM vai investir no setor com novo sistema de meteorologia (thenakedsnail/Getty Images)

Previsão do tempo: IBM vai investir no setor com novo sistema de meteorologia (thenakedsnail/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 24 de maio de 2024 às 09h15.

Última atualização em 24 de maio de 2024 às 09h16.

A partir desta sexta-feira, o Brasil deve registrar a chegada da primeira onda de frio do ano. De acordo com informações fornecidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a frente fria está prevista para estabelecer uma queda na temperatura dos estados localizados na região centro-sul do país. O alerta emitido pelo Inmet tem validade desta sexta-feira até domingo.

Os moradores de toda a região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) vão lidar com temperaturas abaixo da média e um final de semana marcado por geadas. O ar polar também vai provocar frio nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul e no sul dos estados de Minas Gerais e Mato Grosso, além de trazer a já esperada friagem que se estende do Acre até Rondônia. Embora seja uma mudança brusca, ela já era esperada pelos meteorologistas.

— No outono, na Região Sul é comum a formação de frentes frias, que nada mais são do que o contato entre uma massa de ar frio e uma massa de quente — explica Andrea Ramos, meteorologista do Inmet.

De acordo com Andrea, o frio pode ser acentuado pela presença de um ponto de baixa pressão do ar entre o Paraguai e a Argentina, que organiza áreas de instabilidade e também favorece a formação de chuvas de forma contínua.

— Essas chuvas costumam ser de fracas a intensas, com acumulados significativos, além de provocar rajadas e descargas atmosféricas — complementa a meteorologista

Dados apresentados pelo Climatempo apontam que o ar frio deve permanecer pelo menos até o feriado de Corpus Christi, no dia 30 de maio, que também poderá contar com temperaturas mais baixas.

Acompanhe tudo sobre:ClimaRio Grande do SulParanáSanta CatarinaFrioBrasilSudesteCentro-OesteSul

Mais de Brasil

Agência Nacional de Mineração monitora formação de trincas em barragem em Ouro Preto

Governo investiga mais de 20 pessoas por incêndios florestais no Rio

Nunes tem 24%; Marçal, 22%, e Boulos, 22%, em São Paulo, aponta pesquisa Real Time Big Data

Marçal tem 32,1%, Boulos, 26%, e Nunes, 18,1%, aponta pesquisa Veritá