Brasil

Prestígio de Sarney no Maranhão pode estar com os dias contados

A Assembleia Legislativa do estado pode mudar dezenas de ruas, praças, avenidas, escolas e até uma cidade batizadas que levam o nome do ex-presidente

Sete escolas estaduais deixaram de levar o nome de Sarney desde que Flávio Dino (PCdoB) assumiu o governo (./Agência Câmara)

Sete escolas estaduais deixaram de levar o nome de Sarney desde que Flávio Dino (PCdoB) assumiu o governo (./Agência Câmara)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 19 de outubro de 2017 às 08h29.

São Luís - Basta acessar a internet: procurando "José Sarney" e "Maranhão" no campo de mapas, aparecem dezenas de ruas, praças, avenidas, escolas e até uma cidade batizadas com o nome do ex-presidente. O número de homenagens, no entanto, já diminuiu.

Sete escolas estaduais deixaram de levar o nome de Sarney desde que Flávio Dino (PCdoB) assumiu o governo - e, agora, a cidade de Presidente Sarney também pode mudar de nome.

A Assembleia Legislativa aprovou terça-feira, 17, a realização de plebiscito para alterar a nomenclatura do município que homenageia o ex-presidente da República.

De acordo com o projeto de Decreto Legislativo Nº 009/2017 do deputado estadual Bira do Pindaré (PSB), aliado de Dino, o objetivo é regularizar o nome da cidade. Segundo o parlamentar, a Constituição proíbe que o nome de pessoas vivas seja atribuído a bens públicos de qualquer natureza. O que inclui municípios.

Para Bira do Pindaré, a cidade deve se chamar Pimenta do Maranhão. "É preciso também devolver o nome original do povoado que deu início ao município, cujo nome era Pimenta."

Com pouco mais de 17 mil habitantes, segundo o último censo do IBGE, Presidente Sarney foi criada em 1994 pelo então governador José Ribamar Fiquene (morto em 2011, mas também nome de município maranhense desde 1994).

A nova cidade foi desmembrada de Pinheiro, cidade natal de Sarney, e no ano passado, tinha o pior Índice do Bem-Estar Urbano (Ibeu), criado pelo Observatório das Metrópoles.

O deputado estadual Adriano Sarney (PV), neto do peemedebista, disse acreditar que o projeto é mais uma perseguição de Dino à sua família.

"Eu acho que é uma proposta que tem influência do governador. Bira nunca fez nada produtivo e agora ele inventa essa história de mudar nome de município. Mas eu acho que não vai haver mudança, o povo não que trocar o nome."

Para que Presidente Sarney se torne Pimenta do Maranhão, a população deve aprovar a mudança em plebiscito, a ser realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) em data ainda não determinada.

Lobão ou Ribeirãozinho? Além de Sarney, o senador Edison Lobão (PMDB) também pode deixar de ser nome de cidade. Desde 2013, tramita na Assembleia Legislativa projeto para mudar o nome do município de Governador Edison Lobão para Ribeirãozinho.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:Crise políticaJosé SarneyMaranhão

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas