Brasil

Presos fogem de penitenciária no interior do Pará

Superintendência informou que os detentos escaparam por um túnel ligando uma cela do pavilhão 3 ao muro que dá acesso à área de mata em volta do complexo

Prisão: dois presos foram recapturados, mas até a tarde desta segunda-feira, 25, outros 44 continuavam foragidos (Wilson Dias/Reprodução)

Prisão: dois presos foram recapturados, mas até a tarde desta segunda-feira, 25, outros 44 continuavam foragidos (Wilson Dias/Reprodução)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 25 de junho de 2018 às 20h20.

Última atualização em 25 de junho de 2018 às 20h21.

Quarenta e seis presos fugiram do Centro de Recuperação Penitenciário Pará I (CRPP I) em Santa Isabel, a 40 quilômetros de Belém. A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) confirmou a fuga e informou que os detentos escaparam por um túnel ligando uma cela do pavilhão 3 ao muro que dá acesso à área de mata em volta do complexo.

A fuga ocorreu na madrugada de domingo, 24. Policiais que fazem a ronda no entorno do complexo penitenciário chegaram a perceber a movimentação. Dois presos foram recapturados, mas até a tarde desta segunda-feira, 25, os outros 44 continuavam foragidos.

Na manhã desta segunda, a Susipe cancelou a visita aos presos. Em protesto, um grupo de mulheres bloqueou duas pistas da BR 316 via que liga o Pará aos Estados do Nordeste e Centro-Oeste. Policiais da Polícia Rodoviária Federal conseguiram desobstruir a pista e o tráfego foi normalizado no meio da manhã.

O CRPP I faz parte do Complexo Penitenciário de Santa Izabel que é formado por nove unidades, todas superlotadas. A capacidade total do complexo é para 2.828 presos, mas hoje, abriga 5.155 presos. A unidade onde houve a fuga tem 685 vagas, mas está ocupada por 1.181 presos.

A Secretaria de Segurança Pública do Pará informou por meio de nota que a segurança no complexo foi reforçada e as revistas de presos, intensificadas. A Corregedoria Geral Penitenciária abriu sindicância administrativa para apurar a fuga.

Em abril deste ano, 21 pessoas morreram durante uma tentativa de invasão do complexo, sendo um agente penitenciário, cinco detentos, e 15 suspeitos de invasão.

Acompanhe tudo sobre:ParáPrisões

Mais de Brasil

Natália Bonavides tem 28,4%; Freire, 27,9%, e Eduardo 27,6%, em Natal, aponta pesquisa AtlasIntel

Dívidas de IPVA: Acordo Paulista mira motoristas e entregadores de aplicativos

João Campos tem 65,8% e Gilson Machado, 20,9%, em Recife, aponta pesquisa AtlasIntel

Governo quer reestruturar e ampliar atuação da Defesa Civil para conter tragédias