Brasil

Presídio superfaturado; aporte na 99…

Superfaturamento no presídio  O Ministério Público de Contas pediu a suspensão dos contratos com a empresa Umanizzare, que administram presídios no Amazonas. A suspeita é de superfaturamento. Segundo o MPC, as companhias receberam 429 milhões de reais no ano passado, 115% a mais do que em 2015. A Umanizzare, que administrava o Compaj, onde ocorreu […]

A FÁBRICA DA TESLA: maior unidade industrial do mundo entrou em operação nesta quarta-feira  / Divulgação

A FÁBRICA DA TESLA: maior unidade industrial do mundo entrou em operação nesta quarta-feira / Divulgação

DR

Da Redação

Publicado em 5 de janeiro de 2017 às 06h06.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h35.

Superfaturamento no presídio 

O Ministério Público de Contas pediu a suspensão dos contratos com a empresa Umanizzare, que administram presídios no Amazonas. A suspeita é de superfaturamento. Segundo o MPC, as companhias receberam 429 milhões de reais no ano passado, 115% a mais do que em 2015. A Umanizzare, que administrava o Compaj, onde ocorreu o assassinato de 56 detentos, recebia 5.867 reais por mês por preso – o quádruplo do custo por detento em São Paulo.

Brasil tem “recorde” de turistas

Em 2016, o Brasil recebeu 6,6 milhões de turistas estrangeiros, 4,8% a mais que no ano anterior e recorde histórico. Só as Olimpíadas foram responsáveis por trazer 410.000 turistas para o país. Sem a demanda criada pelo evento, no entanto, o Brasil teria atraído menos turistas em 2015 do que em 2014. O movimento de turistas injetou 6,2 bilhões de dólares na economia, ou 21 bilhões de reais, 6,2% a mais que em 2015. A França, sozinha, recebe 60 milhões de turistas por ano.

Incertezas para o Fed

Na ata do banco central americano, o Federal Reserve, divulgada nesta quinta-feira, os dirigentes do banco destacaram que esperam que a política fiscal americana seja mais expansionista nos próximos anos, mas citaram “consideráveis incertezas” sobre o impacto da administração de Donald Trump sobre a economia e crescimento. A ata é referente à reunião realizada entre os dias 13 e 14 de dezembro, que elevou a taxa de juros do país para o patamar entre 0,50% e 0,75%. Autoridades do Fed concordaram que “é muito cedo para saber quais mudanças políticas serão implementadas e como essas mudanças podem alterar as projeções econômicas”, de acordo com a ata. Vários integrantes também têm receios de que as incertezas “tornem mais desafiador comunicar ao público a provável trajetória da taxa de referência”.

_

Aporte na 99Taxis

A empresa de aplicativos de transporte 99 (antes chamada de 99Taxis) fechou uma nova rodada de investimentos que foi liderada pela chinesa DiDi Chuxing – a maior plataforma de transporte de aplicativo do mundo. O valor do investimento gira em torno de 100 milhões de dólares – mais de 320 milhões de reais, segundo EXAME Hoje apurou. Trata-se de um dos maiores investimentos em startups brasileiras da história. O aporte pode ser decisivo na disputa por esse mercado no Brasil que envolve outros aplicativos como Uber, Easy, 99 e Cabify. Com o investimento, a 99 pretende continuar expandindo os serviços no país. Hoje, a empresa opera em 550 cidades do Brasil, com 140.000 taxistas cadastrados e 10 milhões de usuários.

_

Melhor que o CDI

A companhia de energia Eletrobras, a empresa de investimentos Bradespar, a Gerdau Metalúrgica e as siderúrgicas CSN, Usiminas e Gerdau são as ações que lideraram uma lista das que tiveram um retorno maior que o Certificados de Depósito Interbancário (CDI) em 2016. O estudo da consultoria Economatica aponta que o papel mais bem colocado foi o ordinário da Eletrobras, que teve uma rentabilidade de 296% em 2016, 282 pontos percentuais acima do CDI. No ano passado, 45 das 59 ações do Ibovespa tiveram retorno maior que o CDI, que teve rentabilidade de 14%.

Fim do ObamaCare?

O fim do programa de saúde pública ObamaCare começou a ser traçado nesta quarta-feira no congresso americano. A discussão começou no Senado, com os republicanos deixando mais claro do que nunca que sua intenção é repelir a legislação. O vice-presidente eleito Mike Pence afirmou no Congresso, ao lado do presidente da Câmara, Paul Ryan, que acabar com o ObamaCare é “a primeira tarefa da nova administração”. Por 51 votos a 48, o Senado decidiu por uma resolução no orçamento que irá abrir o caminho para acabar com a legislação. É esperado que o destino seja o mesmo quando a votação for à Câmara, na semana que vem. O presidente Barack Obama pediu que democratas lutem para manter a lei.

A maior fábrica abre as portas

A montadora de carros elétricos Tesla começou a produzir hoje as primeiras baterias de sua fábrica de Reno, no deserto de Nevada, que será a maior fábrica do planeta quando operar a plena capacidade, em 2018. A fábrica vai consumir investimentos de 5 bilhões de dólares e terá 540.000 metros quadras de área construída – cerca de um terço foi entregue. Mais de 3.000 pessoas já estão trabalhando, e outras 4.000 serão empregadas ao longo do ano. Conhecida como Gigafactory, a unidade vai dobrar a capacidade mundial de produção de baterias de íon-lítio e dar suporte à produção do Model 3, o carro popular da Tesla apresentado no ano passado.

Israel dividido

A justiça israelense condenou nesta quarta-feira um soldado que atirou e matou um agressor palestino ferido e desarmado que havia esfaqueado um outro soldado. O caso está causando comoção em Israel por ser uma das poucas vezes em que a justiça se manifesta contra o militar. A ação do soldado Elor Azaria, de 20 anos, foi gravada e gerou críticas de comandantes das Forças Armadas e manifestações favoráveis de militantes da extrema direita. Dezenas deles foram ao julgamento, em Tel Aviv, e líderes direitistas pedem que o presidente de Israel, Reuven Rivlin, perdoe Azaria. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou no Facebook que apoia o perdão ao soldado. Azaria pode pegar até 20 anos de prisão.

_

Trocas na Venezuela

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, nomeou Tareck El Aissami como seu novo vice-presidente e trocou 11 ministros e o presidente da petroleira estatal PDVSA. Aissami era governador do estado de Aragua, foi líder estudantil e ministro do Interior e da Justiça de Hugo Chávez. É considerado um linha-dura do chavismo. Maduro afirmou, em evento televisionado, que 2017 será o ano da “contraofensiva” e da “expansão das forças produtivas do país”. A mudança reforça o medo do governo de que Maduro seja afastado por um referendo que venha a revogar seu mandato. Neste caso, quem assume é o vice, que pode ser trocado a qualquer momento pelo presidente.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Brasil

Não é só Bolsonaro: 13,5% das prisões do Brasil são domiciliares com uso de tornozeleira eletrônica

Quais são as 10 cidades mais violentas do Brasil? Veja ranking

Quais são as 10 estados mais violentos do Brasil? Veja ranking

'Se ele estiver trucando, vai tomar um seis', diz Lula sobre tarifa de Trump