Brasil

Presidente do Paraguai visita Supremo Tribunal Federal

Durante o encontro, Cartes defendeu o estreitamento das relações entre os dois países


	Horacio Cartes, presidente do Paraguai: Lewandowski relatou a Cartes como funciona o Poder Judiciário brasileiro e defendeu intercâmbio entre magistrados dos dois países
 (Jorge Adorno/Reuters)

Horacio Cartes, presidente do Paraguai: Lewandowski relatou a Cartes como funciona o Poder Judiciário brasileiro e defendeu intercâmbio entre magistrados dos dois países (Jorge Adorno/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de setembro de 2013 às 20h44.

Brasília – O presidente do Paraguai, Horácio Cartes, foi recebido hoje (30) pelo vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski.

A visita ocorreu após Cartes ter se encontrado com a presidenta Dilma Rousseff e com o vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC).

Lewandowski relatou a Cartes como funciona o Poder Judiciário brasileiro e defendeu intercâmbio entre magistrados dos dois países.

“O intercâmbio no âmbito jurídico entre os operadores do direito é muito importante, sobretudo dentro do Mercosul, na Unasul [União de Nações Sul-Americanas]. Nós temos não só a Escola Nacional da Magistratura, temos várias escolas estaduais, temos escolas na Justiça Federal e na Justiça do Trabalho. Ofereci ao presidente que pudesse eventualmente enviar magistrados para a nossa escola. Manifestei também o nosso interesse de apreender com eles técnicas de mediação, conciliação e arbitragem”, disse Lewandowski.

Durante o encontro, Cartes defendeu o estreitamento das relações entre os dois países. “O Brasil não é um país a mais, o Brasil e Paraguai têm uma longa história: souberam converter grandes dificuldades em obras extraordinárias, como a construção da maior barragem do mundo”, disse o presidente paraguaio.

Ao final da audiência, Cartes foi presenteado com uma Constituição e com um livro com a jurisprudência das decisões tomadas pelo Supremo. Lewandowski ganhou do presidente do Paraguai uma caixa com CDs de música típica.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDiplomaciaSupremo Tribunal Federal (STF)Paraguai

Mais de Brasil

COP30 antecipará em 30 anos obras de infraestrutura em Belém, diz Hélder

Lula terá seis reuniões multilaterais para acelerar negociações na COP30

Vai chover no feriado em SP? Confira a previsão

O que muda com o PL Antifacção aprovado pela Câmara