A presidente Dilma Rousseff: passeos fora do protocolo em Brasília, diz Folha (REUTERS/Ueslei Marcelino)
Da Redação
Publicado em 1 de setembro de 2013 às 10h36.
São Paulo - O passeio de moto de Dilma Rousseff, por Brasília, em agosto, não seria um fato isolado. A presidente tem o hábito de protagonizar outras "escapadas" da segurança, segundo reportagem da Folha de S. Paulo deste domingo.
Entre os principais destinos citados na matéria estão a casa de amigos ou parentes, e passeios sozinha por museus e lojas em viagens ao exterior. Às vezes, a presidente não tem conhecimento de que está sendo vigiada por agentes disfarçados, diz o texto.
Ainda segundo a reportagem, na vigilância feita por seguranças da sua equipe pessoal, a presidente ganhou o codinome de "Cristal". Segundo o jornal, esse estilo foi herdado do antecessor Lula, que também costumava sair do protocolo em seus momentos de lazer, para visitar amigos.
O episódio "secreto" da saída de moto chegou a ser abordado pelo jornal El País. O diário espanhol chegou a pensar em um desdobramento hipotético para a história: "um guarda de trânsito para a presidenta e pede a licença de motorista. Vê que se trata de Dilma e começa a tremer", imaginou o jornal.