Brasil

Presidente da CPI não recebe pedido para ouvir Dilma

Vital do Rêgo afirmou desconhecer o pedido apresentado por quatro deputados do PSDB

Dilma Rousseff está na conferência Rio+20 (Ueslei Marcelino/Reuters)

Dilma Rousseff está na conferência Rio+20 (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de julho de 2012 às 15h53.

Brasília - O presidente da CPI do Cachoeira, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), disse nesta quinta-feira que, com base na Constituição, desconheceu o pedido apresentado na quarta-feira à noite por quatro deputados do PSDB pedindo a convocação da presidente Dilma Rousseff para depor. Ou seja, o pedido não teve validade formal. A oposição transformou depois o pedido de convocação em um requerimento de informações a Dilma.

O líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE), criticou duramente o pedido apresentado pela oposição, classificando-o de uma "agressão" à "nação brasileira" e motivo de "guerra política". Pimentel defendeu que a comissão rejeitasse ainda nesta quinta-feira o pedido para que não pairasse nenhuma dúvida sobre Dilma no momento em que é realizado um evento de importância internacional no país, a Rio+20.

Vital do Rêgo informou aos integrantes da comissão que não recebeu o requerimento por não ter amparo legal. "Esta presidência tem a responsabilidade constitucional de desconhecer e rejeitar liminarmente o requerimento", disse o presidente da CPI. "É um atentado à Constituição".

Nos bastidores, o pedido contra Dilma é um antídoto para tentar impedir a convocação de pessoas ligadas ao PSDB, como Paulo Vieira, o Paulo Preto, ex-diretor da Dersa, empresa do Estado de São Paulo responsável pela manutenção das rodovias submetidas à sua jurisdição). O ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit) Luiz Antonio Pagot, acusou-o de ter feito caixa dois para as campanhas dos tucanos José Serra à presidência e de Geraldo Alckmin, no Estado. Os petistas já haviam apresentado pedido para ouvir Serra, candidato do PSDB à prefeitura paulista.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilCorrupçãoEscândalosFraudesCarlinhos Cachoeira

Mais de Brasil

'Não existe possibilidade de recuar um milímetro', diz Alexandre de Moraes ao Washington Post

Congresso analisa esta semana projetos para proteger infância na rede

Federação critica lei que desobriga Petrobras de operar todo o pré-sal

Emendas liberadas em segundos por comissão somam R$ 279 milhões e miram 304 cidades