Brasil

Prefeitura vai ampliar rodízio em SP nesta quinta-feira

A Prefeitura vai ampliar o rodízio municipal de veículos para os carros com placas de final 7 e 9 devido ao jogo no Itaquerão


	Itaquerão: o objetivo é reduzir os impactos no trânsito de São Paulo
 (Friedemann Vogel/Getty Images/Getty Images)

Itaquerão: o objetivo é reduzir os impactos no trânsito de São Paulo (Friedemann Vogel/Getty Images/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de junho de 2014 às 09h10.

São Paulo - Por causa do jogo entre Coreia do Sul e Bélgica, nesta quinta-feira, 26, na Arena Corinthians, a Prefeitura vai ampliar o rodízio municipal de veículos para os carros com placas de final 7 e 8. Assim como foi feito na segunda-feira, 23, a restrição valerá das 10h às 20h.

De acordo com a vice-prefeita Nádia Campeão (PC do B), o objetivo é reduzir os impactos no trânsito de São Paulo, principalmente porque, por causa da partida às 17h, a Radial Leste será interditada das 10h às 21h.

As faixas exclusivas de ônibus também voltam a funcionar de forma integral em toda a cidade. No próximo dia 1.º, quando o estádio recebe um jogo das oitavas de final, também haverá ampliação do rodízio e do horário de funcionamento das faixas de ônibus à direita.

"Continua a orientação, sobretudo para as pessoas da zona leste, de usar mais o transporte coletivo, para que o impacto seja menor", afirmou Nádia.

Novamente, a Avenida José Pinheiros Borges, que liga a arena à Estação Artur Alvim, será fechada para os carros, dando prioridade aos ônibus.

"As pessoas já perceberam que, em situações extraordinárias, elas precisam colaborar mais com a cidade. É razoável (a medida) para ter uma melhor condição de circulação da cidade sem ter o feriado", disse a vice-prefeita.

Há uma semana, a Câmara rejeitou o pedido da Prefeitura de decretar feriado na segunda-feira, dia em que a Radial Leste também foi interditada para a partida entre Holanda e Chile, com a agravante do jogo do Brasil no fim da tarde.

Por causa da falta de apoio dos vereadores, a Prefeitura precisou ampliar o rodízio, restringir os carros em faixas exclusivas nos horários permitidos e decretar ponto facultativo para os servidores municipais.

Nesta quinta, a interdição da Radial Leste começa às 10h. Nádia também afirmou que a ampliação do rodízio poderá reduzir em 20% a quantidade de veículos nas ruas.

As mudanças serão publicadas no Diário Oficial da Cidade desta quarta-feira. Já as alterações válidas para o dia 1.º serão regulamentadas um dia antes.

Experiência

Na manhã desta terça-feira, 24, durante uma coletiva, o prefeito Haddad classificou como positivas as mudanças feitas no trânsito na segunda-feira.

"A percepção nossa é que funcionou muito bem. Uma hora antes do jogo estávamos sem nenhum congestionamento. Foi exemplar."

A repetição da medida só foi informada no início da noite. Pela manhã, Haddad havia afirmado apenas que os jogos seguintes seriam avaliados. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEsportesFutebolMetrópoles globaismobilidade-urbanaRodízio de veículossao-paulo

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP