Brasil

Prefeitura suspende aulas em Porto Alegre devido às chuvas

Medida foi anunciada nesta quinta-feira pelo prefeito da capital gaúcha, Sebastião Melo

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter da Home

Publicado em 23 de maio de 2024 às 15h50.

Última atualização em 3 de junho de 2024 às 20h01.

Tudo sobreEnchentes no RS
Saiba mais

Nesta quinta-feira, 23, a prefeitura de Porto Alegre suspendeu as aulas nas redes pública e privada, após os danos provocados na capital gaúcha pelas chuvas de quarta-feira e pela previsão de novo temporal. A decisão foi tomada em conjunto com o governo do estado.

Em uma declaração à imprensa, o prefeito Sebastião Melo afirmou que a medida será adotada diante dos alagamentos em vários pontos da região metropolitana de Porto Alegre. A suspensão ocorrerá apenas nesta sexta-feira, 24. As aulas serão retomadas na próxima segunda-feira.

Apesar da suspensão das aulas, as unidades de ensino da rede municipal permenecerão abertas para servirem como espaços de acolhimento à população e para que suas cozinhas possam atender demandas emergenciais.

"Nós sabíamos dessa chuva, sim, tínhamos essa previsão, o governo do estado publicou e nós republicamos em nossas redes sociais da prefeitura, dizendo que poderia chover na Região Metropolitana de 60 a 100mm. Essa chuva concentrou muito hoje pela manhã, na Região Sul já choveu 100mm até agora. E aquilo que era um problema das áreas alagadas se estendeu para toda a cidade. Por conta da chuvarada, temos sério problemas, além das áreas alagadas. Então, temos que tomar algumas decisões: a primeira, é que vou suspender as aulas municipais e particulares", disse o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo.

Com a piora da situação na capital, a prefeitura anunciou também o fechamento das comportas do Rio Guaíba para evitar novos alagamentos e o fechamento das pistas de Porto Alegre.

"Tomamos a decisão de fechar as comportas. Do ponto de vista do rio, a chuva começa a chegar amanhã e, segundo os meteorologistas e hidrólogos, isso pode elevar de 40 a 50cm o nível do Guaíba. Então, tomamos essa decisão, vamos fazer isso hoje".

Nesta quarta-feira, os volumes de chuva ficaram entre 120 mm e 150 mm na metade do sul do estado. Nesta quinta, diversos bairros de Porto Alegre registram novos alagamentos e subida da água em várias localidades. O alerta da Defesa Civil prevê a continuidade da chuva que voltou à cidade pelo menos até as 17h.

Com R$ 100,8 bilhões em 30 anos, RS lidera em prejuízos por extremos climáticos no Brasil

Como fica o clima no Rio Grande do Sul neste fim de semana?

De acordo com o site Climatempo, uma frente fria se afasta no mar na costa gaúcha nesta quinta-feira, mas uma baixa pressão atmosférica passa sobre o Rio Grande do Sul no decorrer do dia, se dirigindo para o litoral gaúcho até a noite.

A Defesa Civil do estado gaúcho alerta para o tempo severo. "Há risco de temporais, com raios e queda de granizo. A chuva pode cair forte em todas as regiões gaúchas nesta quinta-feira", afirmou.

Para o fim de semana, a expectativa ainda é de muito frio no Rio Grande do Sul, mesmo com a presença do sol. "Não tem previsão de chuva. Há condições para formação de geada no amanhecer do sábado, 25, no centro, sudoeste gaúcho e na campanha. No domingo 26, a geada deve se formar no sudoeste e oeste, serra e planalto", disse a Climatempo.

Veja a previsão para Porto Alegre

  • Quinta-feira: entre 11ºC e 22ºC;
  • Sexta-feira: entre 14ºC e 23ºC;
  • Sábado: entre 14ºC e 19ºC;
  • Domingo: entre 15ºC e 19ºC.
Acompanhe tudo sobre:Enchentes no RSChuvasRio Grande do SulEscolasEducação

Mais de Brasil

Advogado de Cid diz que Bolsonaro sabia de plano de matar Lula e Moraes, mas recua

STF forma maioria para manter prisão de Robinho

Reforma Tributária: pedido de benefícios é normal, mas PEC vetou novos setores, diz Eurico Santi