Brasil

Prefeitura do Rio determina redução de passagens de ônibus

A redução das tarifas passa a valer a partir da meia-noite desta sexta-feira para sábado (2)

Ônibus: a decisão atende a uma decisão da 20ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio (Tânia Rêgo/ABr/Agência Brasil)

Ônibus: a decisão atende a uma decisão da 20ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio (Tânia Rêgo/ABr/Agência Brasil)

AB

Agência Brasil

Publicado em 1 de setembro de 2017 às 10h30.

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, publicou hoje (1°) no Diário Oficial do Município um decreto que reduz a tarifa de ônibus urbanos dos atuais R$ 3,80 para R$ 3,60. O decreto atende a uma decisão da 20ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que estabeleceu a redução do valor.

A redução das tarifas passa a valer a partir da meia-noite desta sexta-feira para sábado (2), em todos os ônibus que circulam apenas dentro da cidade do Rio de Janeiro.

Atendendo a um pedido do Ministério Público Estadual, a desembargadora Mônica de Faria Sardas decidiu que o adicional incluído ao reajuste tarifário de 2014, com objetivo de financiar a instalação de ar-condicionado na frota, deveria ser excluído da tarifa dos ônibus municipais.

Por meio de nota, o RioÔnibus, sindicato das empresas de ônibus do Rio, os consórcios Intersul, Internorte, Santa Cruz e Transcarioca disseram ser favoráveis a uma perícia no contrato de concessão firmado em 2010 com a prefeitura.

As empresas defendem que, para o cálculo das tarifas, sejam considerados os congelamentos no valor nos anos de 2013 e 2017, além de outros fatores que causaram impacto nas passagens antes e depois de 2015. Segundo eles, a redução da tarifa agravará a situação financeira de um setor que está em colapso.

Acompanhe tudo sobre:ÔnibusRio de JaneiroTarifasTransporte público

Mais de Brasil

Chuvas fortes em SP causam alagamentos, interrompem metrô e 157 mil ficam sem luz

MP investiga déficit de servidores no Cemaden, órgão que monitora as enchentes do Brasil

Segundo governo Trump e as oportunidades para o Brasil

Em meio à crise, diretor-executivo da Fundação IBGE+ entrega o cargo