Brasil

Prefeitura de SP vai liberar abertura de parques apenas em dias de semana

A data para o retorno das atividades dos parques ainda não foi definida, mas Bruno Covas já antecipou que o funcionamento não valerá para fins de semana

Parques municipais: prefeitura vem sendo pressionada para explicar o motivo da reabertura de shoppings, comércio e bares, mas não da de parques (Yuri-Murakami/Fotoarena)

Parques municipais: prefeitura vem sendo pressionada para explicar o motivo da reabertura de shoppings, comércio e bares, mas não da de parques (Yuri-Murakami/Fotoarena)

CC

Clara Cerioni

Publicado em 6 de julho de 2020 às 13h59.

Última atualização em 6 de julho de 2020 às 15h12.

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), informou nesta segunda-feira, 06, que vai autorizar a reabertura dos parques municipais da capital apenas para dias de semana. Nos finais de semana, as unidades voltarão a ser fechadas com o objetivo de evitar aglomerações.

A data para o retorno das atividades, no entanto, ainda não foi divulgada. A expectativa é que a reabertura aconteça nas próximas semanas. "Até sexta-feira a prefeitura deve anunciar quando serão reabertos os parques municipais, estamos discutindo com a vigilância sanitária as regras", disse Covas.

Desde o início dos anúncios de flexibilização do isolamento social, o prefeito vem sendo pressionado para explicar o porquê de os parques seguirem fechados, enquanto shoppings centers, comércios, bares, restaurante e salões de beleza voltaram a funcionar. 

Isso porque as evidências científicas conhecidas até agora sobre o novo coronavírus apontam que o risco de transmissão é muito mais baixo em lugares abertos do que fechados.

Especialistas destacam, ainda, que a prática de esportes e caminhadas ao ar livre teria efeitos positivos importantes de saúde mental e física, especialmente após um isolamento tão longo.

(Com Gilson Garret Jr.)

Acompanhe tudo sobre:Bruno CovasParques naturaissao-paulo

Mais de Brasil

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdermar