Brasil

Prefeitura de SP privatiza parques Trianon e Mário Covas por R$ 3,3 mi

Proposta vencedora foi do consórcio Borboletas, formado pelas empresas Farah Service e Cidade Matarazzo

Vista aérea da Avenida Paulista, em São Paulo.  (Germano Lüders/Exame)

Vista aérea da Avenida Paulista, em São Paulo. (Germano Lüders/Exame)

AO

Agência O Globo

Publicado em 8 de outubro de 2021 às 16h16.

Última atualização em 8 de outubro de 2021 às 19h55.

A prefeitura de São Paulo concedeu a gestão, operação e manutenção dos parques municipais Trianon e Mário Covas para o Consórcio Borboletas, formado pelas empresas Farah Service e Cidade Matarazzo. A proposta vencedora, de 3,3 milhões de reais, dá o direito de explorar os parques comercialmente por um período de 25 anos. A área adjacente, da Praça Alexandre de Gusmão, também está inclusa no pacote.

Além dos 3,3 milhões de reais, as empresas também vão pagar um valor anual à prefeitura, da chamada "outorga variável", calculada mediante aplicação de uma alíquota de 2,5% sobre a receita bruta da concessionária.

A concessionária passará por um período de transição, segundo a prefeitura. No estágio 1, que durará até 90 dias, a operação dos parques continua sendo responsabilidade da administração municipal, mas com o acompanhamento na concessionária. Já no estágio 2, o cenário se inverte e a concessionária assume a operação dos equipamentos com o acompanhamento da prefeitura por 180 dias.

A gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) informou que o objetivo do projeto é a revitalização desses espaços públicos. Os valores antes destinados às despesas com a operação e manutenção dos parques podem ser direcionados para outros programas e serviços públicos.

Entre melhorias previstas nos espaços estão a reforma da Central de Informação Turística e Administração do Parque Mário Covas, a implantação de mobiliário, sinalização e comunicação visual. Já no Parque Trianon, a concessionária deverá, entre outras questões, reformar os playgrounds e garantir a acessibilidade interna.

Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias que afetam o seu bolso.

Acompanhe tudo sobre:Parques naturaisPrivatizaçãoSão Paulo capital

Mais de Brasil

Câmara troca comando do Conselho de Ética, e aliado de Bolsonaro assume presidência

Meta mantém ativo post contra Gleisi sobre fraude no INSS mesmo 12 dias após decisão judicial

Líderes da Câmara criticam ação do governo no STF contra derrubada do IOF e veem como 'tiro no pé'

Avião de pequeno porte cai em São José do Rio Preto; duas pessoas morreram