Brasil

Prefeitura de SP e SOS Mata Atlântica assinam acordo

Acordo visa cooperação técnica para criar o Plano Municipal de Mata Atlântica da cidade


	Reserva de Mata Atlântica: São Paulo tem 40% da área original do bioma preservada
 (Roberto Loffel/VEJA)

Reserva de Mata Atlântica: São Paulo tem 40% da área original do bioma preservada (Roberto Loffel/VEJA)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de janeiro de 2015 às 12h34.

São Paulo - A Prefeitura de São Paulo assinou na manhã desta quarta-feira, 21, com a Fundação SOS Mata Atlântica um acordo de cooperação técnica para criar o Plano Municipal de Mata Atlântica da cidade.

Instrumento do Plano Diretor de São Paulo para proteção da floresta, o plano municipal é uma exigência da lei federal da Mata Atlântica, de 2006.

De acordo com Mário Mantovani, diretor de políticas públicas da SOS Mata Atlântica, a organização não governamental usará sua experiência de boas práticas de conservação e gestão para elaborar o plano, que mapeará as áreas verdes da cidade, facilitando ações de gestão e traçará estratégias de conservação e recuperação da Mata Atlântica no município.

São Paulo tem 40% da área original do bioma preservada. O plano será elaborado de forma participativa, por meio de conselhos, sem passar pela câmara.

"O plano será uma forma efetiva de concretizar o plano nacional da Mata Atlântica, que finalmente sairá do papel, disse Mantovani.

A cooperação não envolve recursos financeiros, mas, com o plano, o município terá acesso aos fundos federais para conservação da Mata Atlântica.

O prefeito Fernando Haddad (PT) não compareceu ao evento de assinatura da cooperação e foi representado pelo secretário do Verde e Meio Ambiente, Wanderley Meira do Nascimento. "É importante que a população participe da questão da preservação do meio ambiente", disse Meira.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaisSão Paulo capitalPrefeiturasMata Atlântica

Mais de Brasil

Explosão provoca destruição em imóveis e deixa feridos na Zona Leste de SP

Chuva forte e novos temporais são esperados para fim de semana no Paraná

Lula cobra empenho de ministros na aprovação de projetos para segurança

Barroso lista três 'virtudes' que espera de seu substituto no STF