Brasil

Prefeitura de Petrópolis trabalha para retomar funcionamento da cidade

No sábado, o governo dos Estados Unidos anunciou a destinação de 520 mil reais para assistência imediata a famílias atingidas

Petrópolis (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Petrópolis (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

R

Reuters

Publicado em 20 de fevereiro de 2022 às 18h29.

A Prefeitura de Petrópolis seguia com os trabalhos, neste domingo, para retomar o funcionamento da cidade atingida por um temporal nesta semana que deixou pelo menos 152 mortos, segundo dados de órgãos oficiais atualizados na noite do sábado.

O temporal que atingiu Petrópolis na tarde de terça provocou alagamentos, deslizamento de terras e deixou um rastro de devastação, com casas destruídas e ruas cobertas de lama depois das águas baixarem. Trabalhos de buscas por pessoas desaparecidas que teriam sido soterradas pela lama permanecem incessantemente.

Ainda ocorreram deslizamentos na cidade e as 26 equipes operacionais trabalham em cerca de 900 análises técnicas por toda a cidade.

Iva Machado, de 62 anos, moradora de Petrópolis há 16, perdeu a mãe e 3 sobrinhos na tragédia e ainda busca uma sobrinha soterrada. A casa dela não foi atingida, mas ela teme novos deslizamentos.

"Estou sem chão, sem saber o que será da minha vida. Durmo assustada e qualquer barulhinho eu acho que vai desabar ou ter uma nova tragédia", disse à Reuters.

"Depois disso tudo vem tornei uma morta-viva."

Ações emergenciais foram tomadas pelo governo federal para ajudar a cidade e os moradores afetados pelo temporal.

Inicialmente foram liberados 2 milhões de reais, e o governo prepara uma medida provisória para a próxima semana no valor de 500 milhões para Petrópolis e outras cidades do país atingidas por chuvas desde o fim do ano passado.

Na sexta-feira, o presidente Jair Bolsonaro sobrevoou a área atingida nesta semana e afirmou que o cenário é de guerra e devastação.

No sábado, o governo dos Estados Unidos anunciou a destinação de 520 mil reais para assistência imediata a famílias atingidas por um temporal na terça-feira que já deixou mais de mortos.

A doação, que ocorre por meio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID ), é destinada à distribuição de kits de higiene pessoal, limpeza e segurança alimentar às famílias desabrigadas. Os recursos serão administrados pela Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA).

Acompanhe tudo sobre:ChuvasDesastres naturaisDeslizamentosEnchentesEstados Unidos (EUA)Rio de Janeiro

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP