Brasil

Prefeitura de Marília adota rodízio após represa secar

Represa da Cascata, que abastece 12% dos 200 mil moradores, secou e a captação teve de ser suspensa


	Trabalhador da Sabesp olha para o chão rachado da represa de Jaguary, no interior de São Paulo
 (Nacho Doce/Reuters)

Trabalhador da Sabesp olha para o chão rachado da represa de Jaguary, no interior de São Paulo (Nacho Doce/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de agosto de 2014 às 19h56.

Sorocaba - A prefeitura de Marília, no centro-oeste do Estado, iniciou nesta quarta-feira, 27, um sistema de rodízio na captação para evitar colapso no abastecimento de água.

A Represa da Cascata, que abastece 12% dos 200 mil moradores, secou e a captação teve de ser suspensa.

"Como não é mais possível usar a represa, estamos fazendo um remanejamento das outras fontes de captação para evitar que os moradores fiquem sem água", disse o prefeito Vinicius Camarinha (PSB). Ele pediu à população rigor no uso da água.

Conforme dados da prefeitura, a seca na região é a pior em 70 anos. Em agosto, choveu apenas 3 milímetros para uma média histórica de 36 mm.

Marília é a 20ª cidade no Estado de São Paulo a adotar oficialmente restrição no consumo de água. Dois municípios - Tambaú e Cordeirópolis - decretaram estado de calamidade pública em razão da falta de água. Outros cinco estão em situação de emergência.

Em muitas cidades, rios e mananciais baixaram muito, impossibilitando a captação. Em Pereiras, o Ribeirão das Conchas secou completamente pela primeira vez em 100 anos e a cidade passou a ser abastecida com a água de poços.

No município de Torre de Pedra, a Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp) está captando água numa represa particular para evitar o racionamento.

A empresa vinha emprestando água de Porangaba, cidade vizinha, mas o rio que a abastece também está quase seco. Bofete e Conchas, que se abastecem no Rio do Peixe, também estão no limite para o racionamento.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasSabespSaneamentoSecasServiços

Mais de Brasil

Governo quer aumentar número de setores fora do tarifaço

Governo quer ampliar número de setores isentos do tarifaço de Trump, diz Alckmin

Recuperação de áreas degradadas pode contar com R$ 31,4 bilhões

Rio Grande do Sul registra neve em algumas localidades