Brasil

Prefeitura de Itu decreta racionamento de água

Abastecimento na cidade passa a ser interrompido às 20 horas e será retomado às 4 da manhã


	Igreja em Itu, São Paulo: medida vale para toda a cidade, de 155.611 habitantes, e só será revogada quando voltar a chover e os reservatórios atingirem o nível normal
 (Wikimedia Commons)

Igreja em Itu, São Paulo: medida vale para toda a cidade, de 155.611 habitantes, e só será revogada quando voltar a chover e os reservatórios atingirem o nível normal (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de fevereiro de 2014 às 18h17.

Sorocaba - Sem condições de garantir o abastecimento da população, a prefeitura de Itu, região de Sorocaba, decretou racionamento de água a partir desta quarta-feira, 05. O abastecimento passa a ser interrompido às 20 horas e será retomado às 4 da manhã. A medida vale para toda a cidade, de 155.611 habitantes, e só será revogada quando voltar a chover e os reservatórios atingirem o nível normal.

Os quatro principais mananciais estão com menos da metade do nível normal para esta época - um deles está quase seco. Os bairros altos chegam a ficar 24 horas sem água. Uma nova estação de tratamento de água entrou em operação, mas não resolveu o problema, já que faltam chuvas.

Em Sorocaba, moradores de condomínios da zona norte interditaram a rua Atanázio Soares, uma das principais vias da região, em protesto contra a falta de água, na noite de terça-feira, 04. Com baldes e garrafas nas mãos, eles pararam o trânsito por uma hora, alegando que estavam sem abastecimento desde domingo. A Câmara aprovou a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a falta de investimentos no abastecimento. Bairros altos chegam a ficar 24 horas sem água nas torneiras.

A prefeitura atribuiu o déficit no abastecimento a um aumento de 30% no consumo em razão do calor. Admitiu, no entanto, que o sistema de distribuição está defasado e informou que investe para ampliar em 40% a capacidade. A cidade consome 142 milhões de litros por dia, média de 236 por habitante. A principal fonte de abastecimento, a represa de Itupararanga, está com o nível 20% mais baixo que o normal nesta época.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaChuvasClimaSecas

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP