Brasil

Prefeito de Santa Cruz do Rio Pardo decreta emergência sanitária

O prefeito Otacílio Parras (PSB) mandou suspender a coleta de lixo, alegando não ter onde depositar o material

Santa Cruz do Rio Pardo: o prefeito informou que a prefeitura adquiriu área para fazer novo aterro e vai recorrer contra a interdição (YouTube / Pedro Carlos Teixeira/Reprodução)

Santa Cruz do Rio Pardo: o prefeito informou que a prefeitura adquiriu área para fazer novo aterro e vai recorrer contra a interdição (YouTube / Pedro Carlos Teixeira/Reprodução)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 3 de fevereiro de 2017 às 21h29.

Sorocaba - A prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo, interior de São Paulo, decretou situação de emergência sanitária e ambiental, nesta sexta-feira, 3, depois de ter o aterro sanitário interditado pelos órgãos ambientais do Estado.

O prefeito Otacílio Parras (PSB) mandou suspender a coleta de lixo, alegando não ter onde depositar o material. Com o decreto, ele poderá contratar uma empresa para fazer o transbordo do lixo para um aterro sanitário particular. A cidade de 46,3 mil habitantes produz 34 toneladas de lixo por dia.

O aterro foi interditado após vistoria dos técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) constatar vazamento de chorume, produto altamente nocivo ao ambiente. O secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Salles, acompanhou a inspeção.

Conforme a Cetesb, o aterro vinha operando acima da capacidade, e além de derramar chorume, emanava gases na atmosfera, além de atrair urubus e animais. A prefeitura vinha sendo advertida e multada desde 2004 pelas más condições do lixão.

O prefeito informou que a prefeitura adquiriu área para fazer novo aterro e vai recorrer contra a interdição.

Acompanhe tudo sobre:LixoSão Paulo capital

Mais de Brasil

Governo quer aumentar número de setores fora do tarifaço

Governo quer ampliar número de setores isentos do tarifaço de Trump, diz Alckmin

Recuperação de áreas degradadas pode contar com R$ 31,4 bilhões

Rio Grande do Sul registra neve em algumas localidades