Brasil

Preços de hotéis para a Copa continuam a preocupar a Senacon

“Não há controle de preço, mas havendo abusividade, as empresas poderão ser punidas. Sem transparência, os órgão de fiscalização irão atuar”, diz órgão

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de março de 2014 às 17h37.

Brasília - Os preços das diárias de hotéis nas cidades-sede da Copa do Mundo no Brasil continua a preocupar os órgãos de defesa do consumidor. Segundo a secretária da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), Juliana Pereira da Silva, o setor hoteleiro está perdendo a oportunidade de dar transparência a essa questão dos preços.

“Não há controle de preço, mas havendo abusividade, as empresas poderão ser punidas. Sem transparência, os órgão de fiscalização irão atuar”, diz Juliana, explicando que a Senacon está consolidando um diagnóstico feito em redes de hotéis que atuam em mais de um estado.

A secretária conta que houve um problema episódico em Cuiabá, mas a situação mais grave é no Rio de Janeiro. “Não há um ranking de maior transparência ou não, mas há cidades em que a procura é grande e o preço inflacionado. Com isso, há uma tendência de omitir os valores, para evitar dar transparência e receber as críticas naturais de abuso, por se aproveitar de um evento como a Copa”.

Segundo Juliana, foi realizada uma reunião com o setor hoteleiro do Rio de Janeiro em que houve consenso para a transparência, mas ressaltou que isso não vem ocorrendo. “Nós pedimos para que fosse colocada a média tarifária da alta temporada, no carnaval e no réveillon, para que fosse criado um ambiente de escolha e transparência, e o setor hoteleiro local, sem julgamentos, de fato desperdiçou a oportunidade de apresentar as tarifas que estão sendo cobradas, não só para os órgão de defesa, mas para toda a sociedade.”

A secretária se reuniu hoje (25) com os órgão de proteção e defesa do consumidor das cidades-sede da Copa do Mundo, que apresentaram seus planos de trabalho, no sentido de alinhar as ações entre municípios, estados e União.

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoEsportesFutebolHotéisPreços

Mais de Brasil

Escala 6x1: ministro de Lula vai receber Erika Hilton, que propôs PEC para reduzir jornada

Senado aprova autonomia na gestão financeira da PPSA, a estatal do pré-sal

Assassinato de delator do PCC é 'competência do estado', afirma Lewandowski

Alesp aprova proibição de celulares em escolas públicas e privadas de SP