Brasil

Preços das commodities avançam 0,64% em março, segundo BC

Apesar da forte desaceleração no mês, índice medido pelo BC acumula alta de quase 10% em 2011

As commodities ligadas ao petróleo, gás e carvão registraram os maiores aumentos (AFP/Amelie Herenstein/EXAME.com)

As commodities ligadas ao petróleo, gás e carvão registraram os maiores aumentos (AFP/Amelie Herenstein/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de abril de 2011 às 15h24.

Brasília - O Índice de Commodities Brasil (IC-Br) medido pelo Banco Central (BC) caiu de 4,73% no mês de fevereiro para apenas 0,64% no mês de março, na comparação com os meses imediatamente anteriores. No trimestre, o aumento foi de 9,67% e, no acumulado dos últimos 12 meses, o índice já evoluiu 40,5%.

Os dados foram liberados hoje (6) pelo BC e se referem a uma cesta de produtos básicos com cotação mundial negociados pelo Brasil no exterior. O índice identifica as variações de preços no mercado internacional para mensurar os efeitos na inflação interna.

Dividido em três subíndices, o indicador criado pelo BC mostra que a maior alta em março aconteceu no IC-Br Energia, que monitora os preços do petróleo brent (negociado no mercado de balcão), gás natural e carvão. Esses preços subiram 6,35% no mês e acumulam 8,49% de alta no ano e 22,40% nos últimos 12 meses.

Herdaram a posição do IC-Br Agropecuário (carnes de boi e de porco, algodão, óleo de soja, trigo, açúcar, café e milho), que aumentou apenas 0,19% em março, depois de ser o vilão dos preços altos, com reajustes acumulados de 11,98% no trimestre janeiro-março e de 58,65% nos últimos 12 meses.

Com menor impacto na inflação, o IC-Br Metal (alumínio, minério de ferro, cobre, estanho, zinco, chumbo e níquel) apontou queda de 3,08% em março, contra alta de 4,51% no mês anterior. Esse item acumula reajustes de 4,86% no ano e de 16,67% nos últimos 12 meses.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralCommoditiesInflaçãoMercado financeiro

Mais de Brasil

Governo quer aumentar número de setores fora do tarifaço

Governo quer ampliar número de setores isentos do tarifaço de Trump, diz Alckmin

Recuperação de áreas degradadas pode contar com R$ 31,4 bilhões

Rio Grande do Sul registra neve em algumas localidades