Brasil

Prazo para inscrição no vestibulinho das Etecs termina nesta sexta-feira, 13

O prazo para inscrição no vestibulinho das Etecs termina nesta sexta-feira,13

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 13 de junho de 2025 às 15h29.

Última atualização em 13 de junho de 2025 às 15h30.

As inscrições para o vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo (Etecs) terminam nesta sexta-feira, 13. São mais de 36 mil vagas disponíveis para o segundo semestre em todo o Estado.

A oportunidade é voltada a jovens interessados em cursos técnicos.

Como se inscrever

Os interessados devem realizar a inscrição pela internet, através do site oficial das Etecs, até o final do dia 13 de junho. É importante verificar os prazos e a documentação necessária para garantir a participação no processo seletivo.

Desafios no acesso à educação técnica

O ensino técnico tem sido uma alternativa acessível e estratégica, especialmente para jovens de baixa renda, ao oferecer uma formação que aumenta as chances de inserção no mercado de trabalho.

No entanto, o acesso a esse tipo de educação enfrenta desafios. Em 2024, por exemplo, apenas 49,6% das metas de matrículas previstas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) foram atingidas. Isso se deve, em parte, à falta de orientação profissional e suporte adequado aos estudantes.

Apoio a estudantes de baixa renda

Organizações da sociedade civil têm ajudado a superar esses desafios. O Instituto Sol, na cidade de São Paulo, tem se destacado por preparar estudantes da rede pública para o vestibulinho das Etecs.

O instituto atende alunos do 9º ano, com aulas de reforço em português e matemática, focando na preparação para o vestibulinho das Etecs e provas de bolsa de estudo para escolas particulares.

O programa de preparação tem duração de cinco meses e inclui material exclusivo para ajudar os jovens a desenvolverem seu projeto de vida e alinhar objetivos pessoais e profissionais.

Acompanhe tudo sobre:VestibularesEscolas

Mais de Brasil

Fórum Empresarial do Brics: Lula defende comércio multilateral dos países emergentes

Decisão da Justiça dá aval para concessionária do Ibirapuera cobrar taxa de assessoria esportiva

Gilmar Mendes marca audiência no STF para discutir pejotização

Se 'acontecer o que estou pensando' o Brasil terá primeiro presidente eleito quatro vezes, diz Lula