Brasil

Prazo para inscrição do Enem acaba nesta sexta-feira, 13

O prazo para inscrições no Enem 2025 vai até esta sexta-feira, 13 de junho, com possibilidade de pagamento até 18 de junho

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 13 de junho de 2025 às 09h53.

As inscrições para o Enem 2025 (Exame Nacional do Ensino Médio) se encerram nesta sexta-feira, 13, às 23h59 (horário de Brasília).

Inicialmente previstas até o dia 6 de junho, as inscrições foram prorrogadas por uma semana pelo Ministério da Educação (MEC), com o intuito de ampliar a participação dos interessados.

A inscrição deve ser feita exclusivamente pela Página do Participante no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

É importante que todos os participantes, inclusive aqueles com isenção da taxa ou justificativa de ausência na edição anterior, realizem o procedimento para garantir a participação no exame.

Detalhes sobre o pagamento e solicitações de atendimento

O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 85, pode ser efetuado até o dia 18 de junho, através de Pix, cartão de crédito, débito em conta ou poupança.

O boleto fica disponível na Página do Participante logo após a inscrição. O MEC esclarece que a taxa de inscrição será isenta para estudantes de escolas públicas concluintes do ensino médio em 2025 e para inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais.

Além da inscrição, o prazo também é válido para solicitações de atendimento especializado e para quem deseja ser tratado pelo nome social em todos os documentos do exame. Essas solicitações devem ser feitas no momento da inscrição, com o envio da documentação comprobatória exigida conforme o edital.

Datas e cuidados para a prova

O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro em todo o Brasil. Em alguns municípios do Pará, as provas ocorrerão em datas diferenciadas.

O Enem é a principal forma de acesso ao ensino superior no Brasil e também serve para que estudantes “treineiros” possam testar seus conhecimentos.

Por fim, o MEC alerta os candidatos para que tomem cuidado com possíveis golpes, como sites falsos que cobram taxas indevidas. Além disso, é importante verificar o local de prova com antecedência para evitar deslocamentos longos no dia do exame.

Acompanhe tudo sobre:EnemVestibularesEstudanteBrasilFaculdades e universidades

Mais de Brasil

CNU 2025: pedidos de isenção da taxa de inscrição vão até terça-feira

Manifestação em ponto clássico de Ipanema critica presença do Irã na Cúpula dos Brics

PT avalia adiar anúncio de novo presidente nacional após decisão que cancelou votação em Minas

Marina Silva volta ao Congresso depois de ser ofendida em duas comissões