Brasil

Prazo de inscrição para o Encceja termina nesta sexta

Exame é destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir a formação no tempo padrão

Encceja: inscrições terminam nesta sexta-feira (Arquivo/Agência Brasil)

Encceja: inscrições terminam nesta sexta-feira (Arquivo/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 31 de maio de 2019 às 11h07.

São Paulo — Terminam nesta sexta-feira, 31, as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). A prova aplicada pelo Ministério da Educação (MEC) é gratuita e as inscrições devem ser feitas pela internet, no Sistema Encceja.

O exame é destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir a formação no tempo padrão e querem obter um certificado. A prova será realizada no dia 25 de agosto, nos turnos da manhã e da tarde, em 611 municípios brasileiros.

Os interessados no certificado do ensino fundamental precisam ter, pelo menos, 15 anos completos na data da prova. Para o certificado do ensino médio, a idade mínima exigida é de 18 anos.

Provas

O Encceja tem quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. No nível Fundamental, a avaliação é feita nestas áreas: Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação, História e Geografia. No nível médio, os exames são: Ciências da Natureza,Matemática, Linguagens, Redação e Ciências Humanas.

Novidades

Pela primeira vez, o exame terá uma versão em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Quem já teve laudo médico aprovado em outras edições não precisa apresentar novo laudo durante a inscrição. Participantes surdos, deficientes auditivos e surdocegos devem indicar, durante a inscrição, se usam aparelho auditivo ou implante coclear. Outra mudança é a necessidade de justificar o motivo da ausência na edição passada.

Acompanhe tudo sobre:Educação no BrasilEnsino médio

Mais de Brasil

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdermar

As 10 melhores rodovias do Brasil em 2024, segundo a CNT

Para especialistas, reforma tributária pode onerar empresas optantes pelo Simples Nacional

Advogado de Cid diz que Bolsonaro sabia de plano de matar Lula e Moraes, mas recua