Brasil

Prática de exercícios físicos por idosos reduz ida ao médico

Um grupo de 48 idosos que fazem exercícios reduziu em 35% a procura de atendimento em relação a 44 pacientes sedentários


	Idosos dançam: idosos que praticam exercícios físicos regularmente procuram menos atendimento médico do que sedentários
 (Marcello Casal Jr/ABr)

Idosos dançam: idosos que praticam exercícios físicos regularmente procuram menos atendimento médico do que sedentários (Marcello Casal Jr/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2013 às 14h18.

São Paulo – Os idosos que praticam exercícios físicos regularmente procuram menos atendimento médico do que os sedentários.

É o que mostra estudo feito pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) com dois grupos de pacientes do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE).

Foram selecionados pacientes com idade média de 79 anos para uma avaliação que durou um ano. Um grupo de 48 idosos que fazem exercícios reduziu em 35% a procura de atendimento em relação a 44 pacientes sedentários.

Por meio de nota, o coordenador do estudo, Samir Salim Daher, especialista em medicina do esporte, destacou que além dos benefícios à saúde, a prática de atividades físicas evita a ocupação de leitos hospitalares e procedimentos de maior complexidade.

“Para um hospital do tamanho e da importância do HSPE, onde 60% dos pacientes internados são da terceira idade, a prevenção pode beneficiar outras pessoas que necessitam de atendimento médico”, observou.

Acompanhe tudo sobre:SaúdeSaúde no Brasil

Mais de Brasil

Governo decide que não vai colocar grades no Palácio do Planalto

Explosões em Brasília são investigadas como ato terrorista, diz PF

Sessão de hoje do STF será mantida mesmo após tentativa de atentado

Moraes diz que tentativa de atentado em Brasília não é um fato isolado