Brasil

Prates: MP que amplia desoneração de combustíveis deve sair hoje

Prates também chamou de “oportunistas” os postos que já aumentaram o preço da gasolina nos últimos dias

O futuro presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, em entrevista à imprensa durante posse de Lula (Alessandra Azevedo/Exame)

O futuro presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, em entrevista à imprensa durante posse de Lula (Alessandra Azevedo/Exame)

AA

Alessandra Azevedo

Publicado em 1 de janeiro de 2023 às 14h50.

Última atualização em 1 de janeiro de 2023 às 14h53.

Escolhido por Lula para presidir a Petrobras, o senador Jean Paul Prates afirmou que a Medida Provisória que prorrogará a desoneração dos combustíveis será editada ainda neste domingo, 1° de janeiro. A medida deve durar 60 dias. Existe a possibilidade de ampliar o prazo de validade para a desoneração do gás de cozinha e do diesel, mas não da gasolina e do álcool.

ACOMPANHE AO VIVO TUDO SOBRE A POSSE DE LULA

"Com isso, ganhamos tempo para tomar posse na Petrobras, olhar o consenso do setor de petróleo, e o próprio preço do barril no mercado internacional, já que a tendência é ele distensionar em função do término do inverno no hemisfério norte", disse ao chegar ao Salão Branco do Congresso Nacional para a posse. "Deve sair hoje mas na verdade não sei como é esse expediente. então deve ser publicada hoje ou amanhã."

Prates comentou que há um alerta sobre o aumento do dólar e que é preciso ficar alerta sobre oportunistas. "Houve especulação", afirmou. Ele criticou a mudança de preços nos combustíveis nas bombas. "De ontem para hoje e de hoje para amanhã não há nenhuma razão para se aumentar preços", garantiu.

"Queremos garantir que não haverá nenhum movimento traumático, a não ser que seja necessário, por uma emergência", disse. Segundo Prates, a ideia é fazer qualquer movimento de preços de forma orgânica. "Não é para ter trauma nenhum", reforçou.

Com informações do Estadão Conteúdo

Acompanhe tudo sobre:CombustíveisLuiz Inácio Lula da SilvaPetrobras

Mais de Brasil

Juscelino Filho pede demissão do ministério das Comunicações

Anatel aprova expansão da Starlink, de Elon Musk, no Brasil

Governador Eduardo Riedel apoia anistia do 8 de janeiro e gera conflito com o PT

Produção de veículos cai 12,6% em março e Anfavea alerta para impacto de tarifas dos EUA no setor