Brasil

PR apoiará líder do PMDB para a presidência da Câmara

O deputado Júlio Delgado é, no momento, o principal adversário do peemedebista na disputa pela presidência da Câmara


	Congresso Nacional: o PR tem direito a um cargo na Mesa, hoje ocupado pelo deputado Inocêncio Oliveira
 (Xênia Antunes/Stock.xchng)

Congresso Nacional: o PR tem direito a um cargo na Mesa, hoje ocupado pelo deputado Inocêncio Oliveira (Xênia Antunes/Stock.xchng)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de novembro de 2012 às 19h28.

Brasília - O líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), avançou nesta quarta-feira na candidatura para a sucessão do atual presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS). O PR, após reunir a bancada com o candidato, formalizou o apoio a Henrique Eduardo Alves. O PR tem 36 deputados. O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) é, no momento, o principal adversário do peemedebista na disputa pela presidência da Câmara.

"Mesmo sendo o PMDB, que tem o vice-presidente, Henrique conseguiu manter uma certa independência aqui na Câmara", afirmou o líder do PR, deputado Lincoln Portela (MG), lembrando a votação do projeto do Código Florestal. Henrique Alves comandou a bancada que votou contra a posição do governo e a favor da negociação com os ruralistas.

O PR tem direito a um cargo na Mesa, hoje ocupado pelo deputado Inocêncio Oliveira (PE). Lincoln afirmou que a bancada futuramente decidirá o nome do partido para o cargo. As negociações de Henrique Alves com o PR se intensificaram nesta terça (6). O líder peemedebista saiu mais cedo do jantar da presidente Dilma Rousseff com as cúpulas do PT e do PMDB para se reunir com a bancada do PR.

O PR é primeiro partido a manifestar formalmente o apoio a Henrique Alves, além do PT. Embora o PT tenha a maior bancada, um acordo com o PMDB garante o rodízio do cargo entre os dois partidos. Há permissão, no entanto, para o lançamento de candidaturas avulsas para a presidência, o que poderia atrapalhar as pretensões de Henrique Alves. Setores na bancada petista resistem ao nome do líder do PMDB para o cargo. A eleição para a Mesa da Câmara será em fevereiro do próximo ano.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosMDB – Movimento Democrático BrasileiroPartidos políticosPolítica no BrasilPRB – Partido Republicano Brasileiro

Mais de Brasil

Alesp aprova proibição de celulares em escolas públicas e privadas de SP

Geração está aprendendo menos por causa do celular, diz autora do PL que proíbe aparelhos em escolas

Após cinco anos, Brasil recupera certificado de eliminação do sarampo

Bastidor: queda na popularidade pressiona Lula por reforma ministerial e “cavalo de pau do governo”