Brasil

PPS questiona Itamaraty sobre hospedagem de Raul Castro

Líder do partido questiona se o convite para hospedagem na Granja do Torto se estendeu também a outros chefes de Estado


	Raul Castro: cubano teria sido convidado para se hospedar em residência oficial brasileira
 (Alejandro Ernesto/AFP/AFP)

Raul Castro: cubano teria sido convidado para se hospedar em residência oficial brasileira (Alejandro Ernesto/AFP/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de julho de 2014 às 19h02.

Brasília - Em requerimento encaminhado nesta quinta-feira, 17, ao Ministério das Relações Exteriores, a liderança do PPS na Câmara dos Deputados questiona o ministro Luiz Alberto Figueiredo se o convite para hospedagem na Granja do Torto ao presidente de Cuba, Raúl Castro, se estendeu também a outros chefes de Estado.

Castro recebeu tal deferência do governo brasileiro e se encontrou na residência oficial de campo com o colega venezuelano Nicolás Maduro.

O líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR), autor do requerimento, avaliou que embora o governo federal tenha liberdade de escolher seus hóspedes, a oferta deveria ser estendida a outros chefes de Estado, já que um tratamento diferenciado poderia ter desdobramentos negativos nas relações com outras nações.

"Com tantos chefes de Estado no País para reunião dos Brics e Unasul, causa estranheza o fato de somente Raúl Castro ter sido convidado para se hospedar em residência oficial brasileira. É bom lembrar que a diplomacia brasileira sempre trabalhou com a imparcialidade", concluiu o deputado.

No documento encaminhado ao Itamaraty, o líder questiona se a estada na Granja do Torto previa despachos e troca de visitas das autoridades cubanas com representantes de outros países que não o Brasil.

Bueno pergunta ainda se existem antecedentes nos últimos cinco anos de casos em que autoridades estrangeiras ficaram hospedadas em residências oficiais e se a oferta foi feita à comitiva de autoridades de outras nações.

A liderança do PSDB na Câmara dos Deputados deve protocolar nesta sexta-feira, 18, seu requerimento pedindo informações ao ministro.

No documento com 10 questionamentos, o líder Antonio Imbassahy (BA) pergunta sobre o critério de disponibilização de hospedagem em residências oficiais, se o presidente Raúl Castro pediu a hospedagem para ele e sua comitiva, quem recebeu nos últimos quatro anos a mesma deferência do governo brasileiro, se a viagem de Castro foi custeada com recursos da União e se foram utilizados aviões da Força Aérea Brasileira (FAB).

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCubaPartidos políticosPolítica no Brasil

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP