Esplanada dos Ministérios: Festival do Futuro deve reunir multidão (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
Da Redação
Publicado em 29 de dezembro de 2022 às 18h03.
Última atualização em 29 de dezembro de 2022 às 18h21.
No dia da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 1º de janeiro, domingo, é realizado o Festival do Futuro, em Brasília, em comemoração à chegada do petista para um terceiro mandato como presidente da República. Organizado pela futura primeira-dama, Janja Lula da Silva, o evento vai contar com shows de diversos artistas que apoiaram Lula durante a campanha.
As apresentações, divididas em dois palcos, começam a partir das 10 horas e param por volta das 13 horas, quando começará a cerimônia de posse de Lula e do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB). A solenidade será transmita por telões. Os shows são retomados às 18h30 quando está previsto o término da cerimônia oficial. O Festival do Futuro segue até a madrugada do dia 2 de janeiro.
Toda a estrutura montada fica na Esplanada dos Ministérios e o acesso é gratuito. Mas para entrar no perímetro demarcado é preciso passar por barreiras de segurança. Na programação, estão confirmadas artistas como Pabllo Vittar, Duda Beat e a futura ministra da Cultura, Margareth Menezes. São esperadas cerca de 300 mil pessoas para a posse.
LEIA TAMBÉM: Lula anuncia Tebet, Marina e fecha lista de 37 ministérios; veja nomes e partidos
LEIA TAMBÉM: Posse do Lula: qual o horário, programação e onde assistir online
A cerimônia de posse é divida em duas partes. Uma, que é a assinatura do termo de posse, ocorre no Congresso Nacional, e a outra é realizada no Palácio do Planalto. A primeira etapa está prevista para começar às 13h45 quando os chefes de Estado e de governo começam a chegar no Senado Federal. Lula e o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin passam primeiro na Catedral Metropolitana de Brasília antes de seguirem para o Congresso.
A sessão solene de posse presidencial tem início às 15 horas. Então é feita a leitura do termo de posse do presidente, do vice e a assinatura. Lula fará um discurso, que será seguido do presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Às 16h20, Lula, então novo presidente do Brasil, segue para o Palácio do Planalto.
EXAME vai transmitir em tempo real, no site, a posse de Lula desde as primeiras horas da manhã do domingo, 1º de janeiro, com análises e um time de jornalistas que vão estar em Brasília acompanhando, de perto, detalhes exclusivos. Nas redes sociais (Facebook, Instagram, TikTok, Twitter e YouTube), conteúdos multimídia complementam a cobertura.
Toda a cerimônia será transmitida também pela TV Brasil, TV Câmara e TV Senado. As principais emissoras de TV aberta do país também vão exibir ao vivo todo o evento.