Brasil

Posicionamento pelo impeachment abre votação na Câmara

O primeiro deputado a votar foi Abel Mesquita Jr (DEM-RR), que já tinha se declarado favorável ao processo


	Com 505 deputados presentes em plenário, o quórum está favorável ao impeachment até o momento
 (Agência Brasil/Marcelo Camargo)

Com 505 deputados presentes em plenário, o quórum está favorável ao impeachment até o momento (Agência Brasil/Marcelo Camargo)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de abril de 2016 às 18h40.

Com 505 deputados presentes em plenário, a Câmara dos Deputados abriu a votação do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. O primeiro deputado a votar seria Abel Mesquita Jr (DEM-RR), conhecido como Abel Galinha, que já tinha se declarado favorável ao processo confirmou sua posição, dando o segundo voto a favor do andamento do processo. Como Washington Reis (PMDB-RJ) estava doente, ele teve prioridade e deu o primeiro também votou a favor.

O quórum está favorável pelo impeachment até o momento.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), explicou que fará a segunda chamada imediatamente depois da primeira. Se o parlamentar não estiver presente não poderá mais se manifestar. Conforme determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), em sessão na última sexta-feira (15), a votação seguirá conforme o regimento interno da Câmara com chamada alternada de deputados da Região Norte para a Sul .

Em cada estado, ela será nominal por ordem alfabética. O último a votar será o deputado Ronaldo Lessa (PDT-AL). O PDT fechou questão no apoio a presidenta Dilma e já anunciou que irá expulsar da sigla os infiéis.

Durante quase três horas, lideranças se revezaram para orientar suas bancadas para a votação. Os partidos tiveram entre 10 e três minutos para manifestar o posicionamento unânime ou não das bancadas. As discussões em torno do parecer do deputado Jovair Arantes (PTB-GO) começaram na última sexta-feira (15).

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosDemocratas (DEM)Dilma RousseffEduardo CunhaImpeachmentOposição políticaPartidos políticosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Fórum Empresarial do Brics: Lula defende comércio multilateral dos países emergentes

Decisão da Justiça dá aval para concessionária do Ibirapuera cobrar taxa de assessoria esportiva

Gilmar Mendes marca audiência no STF para discutir pejotização

Se 'acontecer o que estou pensando' o Brasil terá primeiro presidente eleito quatro vezes, diz Lula