Brasil

Porto Alegre tem sensação térmica de 47º; veja as cidades que sofrem com calor neste sábado

Cuiabá, onde o calor intenso também já era previsto, chega à máxima de 40º e sensação térmica de 43º

Rio de Janeiro (RJ), 24/08/2023 - Rio de Janeiro (RJ), 24/08/2023 -  Termômetro, no centro da cidade, chega a marcar 40 graus em meio a forte onda de calor. Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Rio de Janeiro (RJ), 24/08/2023 - Rio de Janeiro (RJ), 24/08/2023 - Termômetro, no centro da cidade, chega a marcar 40 graus em meio a forte onda de calor. Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 16 de dezembro de 2023 às 12h01.

Última atualização em 16 de dezembro de 2023 às 12h09.

A onda de calor que atinge o Brasil deixar o fim de semana quente em várias cidades. Neste sábado, 16, segundo informações do serviço de clima da EXAME, Porto Alegre registra 37º, com sensação térmica que chega a 45º.  Cuiabá, onde o calor intenso também já era previsto, chega à máxima de 40º e sensação térmica de 43º. Já em Campo Grande a máxima é de 38º com sensação de 39º.

São Paulo e Rio de Janeiro registram 32º com sensação térmica de 37º; Curitiba marca 32º e a sensação térmica é de 34º e Belo Horizonte registra 32º de máxima e sensação térmica de 35º. Já capitais do Nordeste, Teresina e Salvador marcam quase 40º de sensação térmica.

Na sexta, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de perigo para quinze estados brasileiros e o Distrito Federal. Há risco de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. A intensidade do aviso está relacionada com a persistência do fenômeno (número de dias consecutivos) e não apenas aos desvios de temperatura absolutos. O aviso é válido até o próximo domingo, 17.

Na semana, a capital gaúcha já havia batido níveis recordes de temperatura, chegando a 35,6ºC na quinta-feira. No domingo, a previsão aponta para temperaturas recordes em Porto Alegre, com o calor predominando em todo o estado. Espera-se fortes pancadas de chuva em Uruguaiana, Santa Maria e na região sul do estado, enquanto o restante do Rio Grande do Sul permanece sob tempo estável. A população deve estar atenta às condições climáticas divergentes e se preparar para as possíveis adversidades.

Por que o Brasil enfrenta mais uma onda de calor?

Segundo o Imet, uma massa de ar quente ganhou força em grande parte do centro-sul do Brasil. O fenômeno, além de elevar as temperaturas, reduz a umidade, a nebulosidade e as condições de chuva, sobretudo para as regiões Sudeste, Centro-Oeste e em parte do Sul.

O Inmet considera que uma região enfrenta onda de calor quando a temperatura fica cinco graus celsius acima da média por um período entre três e cinco dias.

Vem aí o verão mais quente da história? Veja quando começa a estação e o que esperar

Acompanhe tudo sobre:onda de calorPorto Alegre

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP