Brasil

População rural cresceu nas regiões Norte e Centro-Oeste

No Norte, o total de pessoas no campo aumentou de 313,6 mil, em 2000, para 4,2 milhões, em 2010. No Centro-Oeste, o número passou de 31,3 mil para 1,6 milhão.

Na última década, pelo menos 2 milhões de pessoas deixaram as áreas rurais do país (Cristiano Mariz/Site Exame)

Na última década, pelo menos 2 milhões de pessoas deixaram as áreas rurais do país (Cristiano Mariz/Site Exame)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de abril de 2011 às 10h46.

Rio de Janeiro – As regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil apresentaram um aumento significativo da população rural nos últimos dez anos. No Norte, que concentra os estados com a maior taxa de crescimento rural – Roraima, Amapá, Pará e Acre – o total de pessoas no campo aumentou de 313,6 mil, em 2000, para 4,2 milhões, em 2010. No Centro-Oeste, o número de moradores de áreas rurais subiu de 31,3 mil para 1,6 milhão no período.

De forma geral, o Brasil mantém a tendência de urbanização que começou nos anos 50. Na última década, pelo menos 2 milhões de pessoas deixaram as áreas rurais do país, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado hoje (29).

Na Região Sudeste, que teve a maior redução da população rural, o total de pessoas no campo passou de 6,9 milhões para 5,7 milhões, entre 2000 e 2010. No mesmo período, no Sul, a perda de população rural foi de mais de 600 mil habitantes, totalizando 4,1 milhões de pessoas no campo em 2010. De acordo com o levantamento do IBGE, no Nordeste, que concentra quase a metade da população rural do país, a perda foi de mais de 500 mil habitantes na última década.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCenso 2020Dados de BrasilEstatísticasIBGE

Mais de Brasil

Patos e gansos ficam azuis após derramamento de corante em córrego em Jundiaí (SP)

Favela do Moinho: Governos Lula e Tarcísio fecham acordo para oferecer casas para moradores

Como solicitar alvará para pequenos negócios? Entenda dispensa para MEIs

Governo reduz tempo de permanência no Bolsa Família em casos de aumento de renda