Brasil

Ponto turístico do DF é prejudicado por bandeiras rasgadas

As bandeiras foram retiradas porque sofreram desgaste provocado pelo vento, pela chuva e pelo sol

A Alameda dos Estados, que fica em frente ao Congresso Nacional, está sem 11 das 28 bandeiras que compõem o corredor que representa os estados da federação (Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil)

A Alameda dos Estados, que fica em frente ao Congresso Nacional, está sem 11 das 28 bandeiras que compõem o corredor que representa os estados da federação (Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de novembro de 2013 às 16h37.

Brasília – A Alameda dos Estados, que fica em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, está sem 11 das 28 bandeiras que compõem o corredor que representa os estados da federação.

Segundo a Secretaria de Turismo do Distrito Federal, responsável pela manutenção, as bandeiras foram retiradas porque sofreram desgaste provocado pelo vento, pela chuva e pelo sol. Das bandeiras que restaram, muitas estão rasgadas ou desbotadas.

A secretaria fez uma licitação emergencial para a compra de um jogo com 28 bandeiras, sendo 26 dos estados brasileiros, uma do Distrito Federal e a do Brasil. “Logo que o conjunto chegar, [as bandeiras] serão repostas”, garante o órgão. São licitados também 12 jogos destinados ao estoque formado para os casos de necessidade de substituição.

Depois das manifestações populares de junho e julho, que ocorreram em frente ao Congresso Nacional, a maioria das bandeiras foi arrancada. Elas foram repostas em julho, quando foi usado o jogo reservado o dia 7 de setembro. Um conjunto de bandeiras custa em média R$ 5,46 mil, sendo o preço médio de R$ 195.

Os jogos são trocados em média a cada três meses. As substituições são feitas geralmente no 1º dia de cada ano, em datas históricas como 21 de abril (aniversário de Brasília e Tiradentes), 7 de setembro (Dia da Independência do Brasil) e 19 de novembro (Dia da Bandeira). Sempre que há a necessidade de manutenção, o Corpo de Bombeiros auxilia na troca.

As amigas Vanessa Pimentel e Aline Julião vieram de São Paulo para participar de uma corrida em Brasília neste domingo (3). Elas acharam “estranho” não ver a bandeira de seu o estado na capital federal.

“É feio nosso estado não estar representado aqui”, disse a funcionária pública Aline, de 32 anos. “Ainda mais que nós viemos para representar o nosso estado na corrida”, completou a nutricionista Vanessa, de 28 anos.

A Alameda dos Estados é uma rua que fica em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, onde estão hasteadas as bandeiras de todos os estados, do Distrito Federal e do Brasil. É um ponto turístico da capital federal; um dos locais preferidos pelos visitantes para fazer fotos com a bandeira de seu estado.

Acompanhe tudo sobre:Brasíliacidades-brasileirasdistrito-federalTurismo

Mais de Brasil

Explosões em Brasília são investigadas como ato terrorista, diz PF

Sessão de hoje do STF será mantida mesmo após tentativa de atentado

Moraes diz que tentativa de atentado em Brasília não é um fato isolado

Moraes autoriza buscas em endereços associados a homem morto em tentativa de atentado