Brasil

Políticos de 6 partidos pedem no STF afastamento de Cunha

Parlamentares de PSOL, PT, Rede, PSB, PPS e PCdoB entregaram carta aos ministros do STF pedindo o afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha


	O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha: apelo foi distribuído aos 11 ministros da Corte e não tem valor jurídico
 (Ueslei Marcelino/Reuters)

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha: apelo foi distribuído aos 11 ministros da Corte e não tem valor jurídico (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de dezembro de 2015 às 18h09.

Parlamentares de PSOL, PT, Rede, PSB, PPS e PCdoB assinaram uma carta aberta entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira, na qual pedem intervenção da Corte para afastar cautelarmente do cargo o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

No documento, assinado por mais de 40 deputados, os parlamentares sustentam que a presidência da Câmara “tem sido exercida para benefício privado, autoproteção em investigações e usufrutos inconstitucionais". "Como fiscal da estrutura fundamental dos poderes instituídos e do devido processo legislativo, é indispensável que o Supremo Tribunal Federal resgate a dimensão democrática desta função”, afirmam os deputados no documento.

A Polícia Federal cumpriu nesta terça-feira mandados de busca e apreensão em residências de Cunha, incluindo a residência oficial da presidência da Câmara, em Brasília. Também nesta terça, o Conselho de Ética aprovou, após semanas de adiamentos, o prosseguimento do processo que busca a cassação do mandato de Cunha.

Na representação do PSOL e da Rede ao Conselho de Ética, Cunha é acusado de mentir em depoimento dado neste ano à CPI da Petrobras, quando negou possuir contas bancárias no exterior. Documentos dos Ministérios Públicos do Brasil e da Suíça apontaram a existências de contas em nome do presidente da Câmara e de familiares dele no país europeu.

Além do processo que responderá agora no Conselho de Ética, Cunha é alvo de denúncia da Procuradoria-Geral da República ao STF, acusado de receber 5 milhões de dólares em propina do esquema de corrupção na Petrobras. Também responde a inquérito no Supremo devido às contas bancárias na Suíça.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosEduardo CunhaPolítica no BrasilSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Silvio Costa Filho assina decreto sobre 'BR do Mar' com incentivos para 'embarcações verdes'

Acidente que matou alunos da UFPA foi causado por carreta que invadiu a contramão, diz polícia

Alcolumbre diz que Congresso e governo atuarão juntos em reação à ‘agressão’ dos EUA com tarifaço

Lula manifesta pesar por vítimas de acidente com estudantes na BR-153, em Goiás