Brasil

Policiais civis são suspeitos de extorquir criminosos no Rio

Segundo o MP, os agentes levantavam informações sobre pessoas envolvidas com atividades ilícitas e depois exigiam dinheiro para que elas não fossem presas

Polícia: segundo as investigações, os policiais permitiam aos informantes o uso de distintivos e armas de fogo da polícia (Ricardo Moraes/Reuters)

Polícia: segundo as investigações, os policiais permitiam aos informantes o uso de distintivos e armas de fogo da polícia (Ricardo Moraes/Reuters)

AB

Agência Brasil

Publicado em 5 de setembro de 2017 às 10h45.

A Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro e o Ministério Público Estadual (MP) fazem hoje (5) uma operação para prender quatro policiais civis suspeitos de extorquir criminosos.

Segundo o MP, os agentes levantavam informações sobre pessoas envolvidas com atividades ilícitas e depois passavam a exigir dinheiro para que elas não fossem presas.

Também estão sendo cumpridos mandados contra duas pessoas que atuavam como informantes desses policiais.

O esquema começou dentro da Delegacia de Santa Cruz (36ª DP) e continuou após a transferência do grupo para a Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA) de Niterói, a partir de maio.

Em uma das ações, os policiais extorquiram uma mulher que dirigia um carro roubado. Quando os agentes souberam da informação, eles abordaram a vítima em sua casa e informaram que ela seria presa se não pagasse R$ 10 mil a eles.

De acordo com o MP, em alguns casos, as vítimas eram levadas para dentro da delegacia, sob a ameaça de prisão, e agredidas fisicamente.

De acordo com as investigações, os policiais permitiam aos informantes o uso de distintivos e armas de fogo da polícia e até a direção de veículos da instituição para a prática de crimes.

Acompanhe tudo sobre:Rio de JaneiroCrimePolícia CivilPoliciais

Mais de Brasil

Hugo Motta diz que Câmara vota IR na quarta mesmo sem acordo sobre anistia

Governo prevê repasse para universidades e agências federais 53% menor em 2026 do que em 2014

Ibama aprova simulação da Petrobras na Margem Equatorial, último passo para licença de exploração

Lula diz que reunião com Trump ocorrerá 'o mais rápido possível e vai correr bem'